Toyota Yaris sedan será descontinuado no final do mês. Foto: Divulgação/Toyota
O Toyota Yaris retorna à pauta, mas desta vez para sua despedida do mercado brasileiro. A decisão acontece na mesma semana em que a revista Auto Esporte informou que uma nova geração do modelo está prevista para 2028, mas até lá, o cenário de mudança é mínimo. Fontes próximas à marca confirmaram que a versão sedã, produzida no Brasil, será descontinuada no final de novembro, dando espaço para o lançamento do Yaris Cross, um modelo SUV que promete atrair a atenção dos consumidores.
A própria Toyota já havia sinalizado que o sedã não tinha futuro nas estratégias da empresa, uma vez que suas vendas sempre foram inferiores às do hatchback. Com essa descontinuação, o Yaris estará disponível apenas na versão hatchback, que, além disso, contará somente com câmbio CVT, já que a opção manual também foi eliminada da linha. A decisão do fabricante é baseada em dados comerciais, que mostram uma queda na procura por sedãs no mercado brasileiro, um segmento que enfrenta desafios.
Diante desse cenário, a expectativa se volta para a nova geração do Yaris, cuja implementação, segundo os documentos a que a revista teve acesso, ainda é incerta. Pessoalmente, sou cético em relação ao lançamento, uma vez que a tendência de mercado aponta para uma diminuição na demanda por esse tipo de veículo. Com uma abordagem cada vez maior em SUVs e crossovers, muitos questionam se a Toyota realmente se aventurará em desenvolver um novo Yaris. Resta agora observar o que o futuro reservado para a marca e se os planos para 2028 realmente se concretizarão. E você, o que você acha? Acha que a nova geração vai vingar?
1
09:49, 10 Mar
28
°c
Fonte: OpenWeather
Com visual inspirado em elétricos e preços a partir de R$ 117.990, modelo substitui o Kicks Play no mercado nacional.
SUV da marca do Grupo Chery aposta em tecnologia auto-recarregável e pacote ADAS completo para atrair o varejo.
Campeão da F3 e F2, o piloto de 21 anos assume vaga na Audi e encerra longo jejum nacional na elite mundial.
mais notícias
+