Pernambuco, 14 de Agosto de 2024

Descricao da imagem
Descrição da imagem

Ouça a Rádio Portal

Descricao da imagem
Início Descricao da imagem

Automóveis

Stellantis enfrenta desafios e possível descontinuação de marcas

Stellantis enfrenta queda em ações e lucro, CEO Carlos Tavares avalia possível fechamento de marcas tradicionais

30 de julho de 2024 às 18:42   - Atualizado às 18:42

Stellantis e seu investimento pesado no Brasil.

Stellantis e seu investimento pesado no Brasil. Stellantis e seu investimento pesado no Brasil.

Concebida em 2021 após a fusão entre os grupos FCA e PSA, a Stellantis rapidamente se tornou a quarta maior fabricante de automóveis do mundo, enfrentando um setor cada vez mais competitivo. Na ocasião da fusão, a promessa foi de que nenhuma das 14 marcas do grupo teria suas atividades encerradas. No entanto, administrar tantas empresas juntas não é uma tarefa simples, e os desafios financeiros começaram a surgir.

Os números recentes revelam uma queda significativa nas ações da Stellantis, com uma redução de 22% neste ano. O lucro operacional caiu 40%, afetado principalmente pelo mercado norte-americano, enquanto a receita líquida registrou uma diminuição de 14%. O lucro líquido da empresa também sofreu uma queda drástica de 48%.

Diante deste cenário, o atual CEO da Stellantis, Carlos Tavares, expressou a necessidade de avaliar a viabilidade das marcas dentro do grupo. Em reuniões recentes, Tavares mencionou que as marcas que não geram lucro poderão ser fechadas, afirmando que a empresa não pode se dar ao luxo de manter marcas deficitárias.

Entre as marcas mais cotadas para serem descontinuadas estão a Chrysler, que atualmente só produz a minivan Pacifica, a centenária Dodge, e as italianas Alfa Romeo e Maserati. Estas últimas, em particular, enfrentaram uma queda de 50% nas vendas em 2023. Para 2024, ainda não há informações concretas, mas as especulações indicam que decisões importantes poderão ser tomadas em breve.

A possível aposentadoria do CEO Carlos Tavares antes dessas decisões seria um alívio para alguns entusiastas das marcas tradicionais do grupo. Muitos esperam que a empresa reconsidere a estratégia de reaproveitar projetos para criar novos modelos, como ocorreu com o Opel Corsa e o Lancia, que são releituras do Peugeot 208. Embora o 208 seja um carro respeitado, há um desejo de ver mais originalidade e inovação nas futuras criações da Stellantis.

A fusão entre FCA e PSA trouxe grandes expectativas, mas também inúmeros desafios. O futuro das marcas sob o guarda-chuva da Stellantis permanece incerto, e os próximos anos serão cruciais para determinar quais delas conseguirão sobreviver e prosperar em um mercado altamente competitivo.

Mais Lidas

Descrição da imagem

Recife

19:04, 14 Ago

Descrição da imagem

28

°c

Fonte: OpenWeather

Descrição da Imagem

Enquete

Qual é o seu nível de confiança nas pesquisas eleitorais?

Notícias Relacionadas

Fábrica da GM/Chevrolet.
Reformulação

General Motors estuda novo investimento bilionário no Brasil com foco em tecnologias híbridas

Após anunciar R$ 7 bilhões em investimentos, GM planeja ampliar aporte em 2025, mirando reformulação tecnológica e novos produtos.

Novo Peugeot 2008 modelo 2025
Design

Peugeot lança novo 2008 2025 no Brasil com descontos e recursos tecnológicos avançados

A Peugeot apresenta a nova geração do 2008 2025 com três versões, importadas da Argentina, oferecendo descontos de lançamento

Honda ZRV. Foto: Honda/Divulgação
SUV

Honda ZRV recebe descontos de até R$30 mil, mas ainda enfrenta dificuldades de vendas no mercado

O Honda ZRV, lançado para disputar o mercado de SUVs médios, enfrenta dificuldades para se destacar e já é oferecido com descontos significativos.

mais notícias

+