A lenda MTT420RR Foto: Divulgação / Marine Turbine Technologies
Quando se fala na moto mais veloz do mundo produzida em série (ainda que sob encomenda), um nome domina o cenário: a MTT 420RR (Race Ready). Em primeiro lugar, este modelo não utiliza um motor convencional de pistões, mas sim uma turbina de helicóptero adaptada para o asfalto. De fato, a fabricante americana Marine Turbine Technologies (MTT) elevou o conceito de superesportiva a um patamar que poucas pistas no mundo conseguem suportar.
A MTT 420RR foi projetada para quebrar recordes e oferecer uma aceleração linear incomparável. Além disso, o modelo é capaz de atingir a incrível velocidade máxima de 440 km/h. Nesse sentido, conforme informações do portal Autoesporte, a moto entrega 420 cavalos de potência e um torque de 81,3 kgfm, o que permite que ela alcance sua velocidade final em poucos segundos, exigindo pneus especiais desenvolvidos para suportar o calor gerado pelo atrito.
O grande diferencial deste monstro das pistas é o seu combustível e o som característico de um jato. Dessa forma, por utilizar uma turbina Rolls-Royce Allison, a moto pode ser abastecida com querosene de aviação (JET A-1) ou até mesmo diesel comum. Conforme o site TecMundo, essa versatilidade de combustível é uma característica técnica das turbinas, que priorizam a quebra de moléculas para gerar empuxo, transformando a moto em um verdadeiro foguete terrestre.
Ter a moto mais rápida do mundo na garagem é um privilégio para pouquíssimos colecionadores devido ao seu valor astronômico. Contudo, o preço estimado para importar uma MTT 420RR para o Brasil ultrapassa a marca de US$ 250 mil (aproximadamente R$ 1,2 milhão em conversão direta, sem contar impostos). De acordo com a revista Quatro Rodas, cada unidade é fabricada sob medida, permitindo que o comprador personalize detalhes estéticos e ergonômicos para suportar a pressão do vento em alta velocidade.
Pilotar um veículo que atinge mais de 400 km/h exige equipamentos de proteção de nível aeroespacial e pistas com extensão quilométrica. Portanto, a MTT 420RR permanece como um ícone da engenharia humana, desafiando os limites do que é possível realizar sobre duas rodas. De acordo com o portal G1, embora existam protótipos de marcas como Kawasaki e Suzuki, a MTT mantém o posto de moto de produção com turbina mais potente e veloz do planeta.
3
06:50, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Com motor de dois tempos e baixo consumo, o modelo inaugurou a fábrica de Guarulhos e revolucionou a mobilidade nacional.
Aumento na produção de modelos zero quilômetro reflete no mercado de seminovas, facilitando o acesso a ícones como Hornet e BMW.
Marcas como Bajaj e Royal Enfield ganham espaço com tecnologia superior e preços competitivos no mercado de duas rodas em 2026.
mais notícias
+