Vacinação em Garanhuns. Foto: Paula Mayer (PMG)
A partir da próxima segunda-feira, 15, a vacina de influenza (gripe) voltará a ser disponibilizada apenas para os idosos, gestantes e crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade em Garanhuns.
A mudança se dá a partir de recomendação do Ministério da Saúde, preconizando os grupos prioritários em meio aos estoques baixos do imunizante na região. A vacina está sendo administrada em todas as Unidades Básicas de Saúde do município.
Crianças e idosos estão mais propensos à hospitalizações, complicações e desenvolvimento de casos graves da influenza.
Com a vacinação, as gestantes produzem anticorpos que serão passados para o bebê, através da placenta. O imunizante protege contra três vírus diferentes, H1N1, H3N2 e B, e pode ser administrado junto com outras vacinas. A vacina protege contra até 70% dos casos graves e óbitos provocados pela doença.
Desde o início da estratégia de vacinação contra a influenza, em abril, cerca de 53% da população alvo do município foi imunizada. No Brasil, esse número é de 48%, segundo dados do Ministério da Saúde.
O Boletim InfoGripe, divulgado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) na quinta-feira, 5 de junho, alerta que os casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) por Influenza A e pelo vírus sincicial respiratório (VSR) continuam em alta no país.
A mortalidade por SRAG nas últimas oito semanas foi semelhante entre crianças e idosos. Na população idosa, destacam-se os óbitos associados à Influenza A.
Nas crianças, predominam a incidência e a mortalidade pelos rinovírus e Influenza A. A análise é referente à semana epidemiológica entre os dias 25 e 31 de maio.
Dados do painel do Ministério da Saúde revelam que apenas 35,96% do público-alvo para a vacinação contra a influenza se imunizou até o momento.
O índice está muito abaixo da meta estabelecida pelo governo federal, que busca vacinar 90% das pessoas pertencentes aos grupos prioritários.
3
4
12:11, 13 Fev
27
°c
Fonte: OpenWeather
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pela internet, entre 19 e 23 de janeiro.
A medida evidencia a valorização da experiência, da estabilidade e do compromisso de longo prazo com o serviço público.
As portarias foram divulgadas na edição de 26 de dezembro de 2025 do Diário Oficial dos Municípios de Pernambuco.
mais notícias
+