Um jovem de 27 anos, identificado como Robson Ferreira de Santana, de 27 anos, morreu na Penitenciária Dr. Ênio Pessoa Guerra, no município de Limoeiro, Agreste pernambucano. A reportagem do Portal de Prefeitura recebeu a informação de que o caso teria ocorrido no último sábado, 14 de março. 

Em um áudio que circula em grupos de mensagens, uma mulher não identifica afirma que Robson teria sido envenenado. A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco (SJDH) e Secretaria Executiva de Ressocialização (SERES) foram procuradas para se pronunciar sobre o caso, mas até o fechamento da matéria ainda não tinha emitido nota. 

Veja também: 
>>>Pernambuco realiza maior curso de formação da história da Polícia Penal no estado

Continua após a publicidade:

Vídeo: Chega a sete o número de suspeitos mortos em confronto com a PM, após assassinato de policial, em Pernambuco; assista

Conhecido como Rob, o jovem teve mandado de prisão decretado no dia 7 de julho de 2017. Robson foi preso um dia antes pela Polícia Civil na cidade de Chã de Alegria, na época com 21 anos.  Ele era acusado de ter cometido dois homicídios naquele ano na cidade de Limoeiro. Foram encontrados com Robson 1 arma de fogo (revólver cal 38), 6 munições cal 38 (intactas), 1 touca (tipo balaclava), além de 1 motocicleta e maconha.

Morte por arma de fogo na Barreto Campelo 

Também neste mês, no dia 3 de março, um detento de 32 anos foi morto a tiros, na Penitenciária Professor Barreto Campelo, em Itamaracá, na Região Metropolitana do Recife. 

Identificado como Eduardo Pereira Canha Júnior, o vídeo mostra ele sendo assassinado por um outro detento. A apuração deverá indicar a motivação do homicídio. 

Caso de Caruaru 

Na madrugada do dia 12 de janeiro, um homem foi morto dentro da Penitenciária Juíz Plácido de Souza, em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. A polícia afirmou que ele foi preso após ser condenado por estupro. Moisés Monteiro da Luz foi encontrado morto dentro da própria cela com uma corda no pescoço. 

Continua após a publicidade:

Cobrança de efetivo 

O Sindicato dos Policiais Penais de Pernambuco (Sinpolpen-PE) tem alertado para déficit de profissionais nas unidades prisionais do estado. 

Está sendo realizando pelo Governo de Pernambuco a formação de 1.354 policiais penais, no qual pelo menos 350 já devem ficar aptos para nomeação a partir deste mês.