O prefeito de Olinda, professor Lupércio, demitiu todos os servidores ocupantes dos cargos de provimento em comissão, em exercício no Poder Executivo do Município de Olinda, identificados pelos símbolos CC- AE; CC-1, CC-2, CC-3, CC-4 e CC-5, a partir de 01.01.2022.

Estes símbolos representam as pessoas que ocupam funções no mais alto e baixo escalão na gestão do prefeito que assinou o ato de n° 865/2021 em 31 de dezembro de 2021 e foi publicado no Diário Oficial dos Municípios do Estado de Pernambuco, nesta segunda-feira 3 de janeiro de 2022.

Cerca de 400 pessoas ficam desempregadas com a vassourada que o prefeito decidiu fazer em uma única canetada e atinge de secretários municipais e assessores especiais do primeiro escalão (CC-1) aos cargos mais baixos (CC-5). informações iniciais dão conta de que alguns exonerados já esperavam pela decisão enquanto que outros foram pegos de surpresa e ficaram revoltados.

Leia também:
>> Professor Lupércio é acusado de fazer doação indevida de terreno do Clube Cecop de Ouro Preto e moradores se revoltam ao denunciar caso

Confira a publicação oficial:

 

Prefeito Lupércio demite todos os cargos comissionados do Poder Executivo de Olinda e desemprega centenas de pessoas em 2022. Foto: Reprodução/Diário Oficial da AMUPE

Nos bastidores, a motivação é relacionada diretamente aos projetos políticos de Lupércio visando as eleições deste ano de 2022.

A ideia inicial é de que Lupércio promova uma reforma administrativa que vai valorizar e reconhecer aqueles contratados que estejam comprometidos com a candidatura da primeira dama Cláudia de Lupércio para a Assembleia Legislativa, que não conseguiu ter sucesso no último pleito e ficou como marca de grande derrota política do prefeito. A intenção também contempla a reeleição do deputado federal Augusto Coutinho, principal nome do partido Solidariedade na Câmara.

O que diz a Prefeitura de Olinda

A Prefeitura de Olinda informa que as exonerações publicadas no Diário Oficial desta segunda-feira (03.01) tratam-se de um primeiro ato para nova reforma administrativa prevista para o decorrer do ano de 2022, no intuito de garantir a otimização do serviço público oferecido ao cidadão. Assim como uma reorganização do quadro de servidores. O Executivo Municipal reforça o compromisso com a eficiência dos serviços prestados em prol da população olindense. Ressaltamos que os exonerados podem ser recontratados. E são, atualmente, 400 cargos comissionados no município.