Prefeito Lupércio é acusado de fazer doação indevida de terreno do Clube Cecop de Ouro Preto e moradores se revoltam ao denunciar caso
Um homem não identificado esteve no local, na tarde da terça-feira, 28 de dezembro, quebrando objetos de jardinagem colocado por moradores e se dizendo dono do espaço.
Por Rodolfo Kosta - Publicado em
29 dez de 2021, às 22:38
- Atualizado em 30 dez de 2021, às 09:39
Prefeito Lupércio é acusado de fazer doação indevida de terreno do Clube Cecop de Ouro Preto. Foto: Portal de Prefeitura
O prefeito da cidade de Olinda, professor Lupércio, é acusado de ser responsável por autorizar indevidamente a doação do terreno em que funcionava o antigo clube Cecop (Centro Esportivo e Cultural de Ouro Preto), localizado na rua Camomila, sem n°, no bairro de Ouro Preto.
Moradores denunciam um homem não identificado que diz ser proprietário do local e que o mesmo afirma ter recebido por doação do prefeito Lupércio o espaço e já possui autorização das secretarias responsáveis para construir. No começo da tarde da terça-feira, 28 de dezembro, este homem esteve no espaço e agiu de violência ao quebrar diversos objetos de jardinagem que foram colocados por moradores em parceria com Tostão que é vereador da cidade.
“Diz ele que é um documento original e autorizado a construir que esse documento é desde a época de 1970. Isso aqui na década de 70 era o auge do Cecop, é impossível”, disse uma moradora que presenciou o momento.
Muro construído em março de 2020 pelo mesmo homem que diz ter recebido doação do terreno do prefeito Lupércio.
Alguns moradores presenciaram a atitude e informaram que chamaram a polícia, mas, que nenhuma autoridade policial foi ao local. A população relatou que não é a primeira vez que esse homem diz ser proprietário do terreno e que alguns meses atrás chegou a construir um muro para isolar o espaço. Naquela oportunidade, uma denúncia foi protocolada e a prefeitura encaminhou funcionários da Secretaria de Serviços Públicos para derrubar o muro.
O vereador da cidade, Tostão, foi chamado por moradores e esteve no local para conversar com o cidadão que se diz proprietário.
“Ele disse que tá com documento e foi orientado pelo Seplama (Secretaria de Olinda) que pode construir o muro. Eu acredito que o prefeito nem sabe disso e esse homem tá usando o nome de Lupércio. É preciso que o prefeito se posicione sobre essa possível doação, afinal a situação é grave”, esclareceu o vereador.
A população que presenciou as afirmações do provável beneficiário da doação, informaram que ele esteve no local acompanhado de mais duas pessoas, uma delas é pedreiro e já estava preparando o terreno para receber o material de construção que estaria para chegar e ser levantado novamente um novo muro para impedir que entrem no espaço.
Homem que afirma ter recebido a doação do terreno do prefeito Lupércio. Foto: Portal de Prefeitura
De acordo com a associação de moradores da região, que já acompanha o caso desde a gestão do ex-prefeito Renildo Calheiros, a atual gestão do prefeito Lupércio é ciente do caso e o próprio prefeito foi ao local por duas vezes em anos anteriores e tomou conhecimento da questão.
Imagens de abril de 2019, foram cedidas ao site Portal de Prefeitura e mostram o secretário de Educação da cidade de Olinda, Paulo Roberto, informando em vídeo que já tinha sido feito todo o planejamento para a construção de uma escola, mas, que o projeto apresentado não atende as exigências dos padrões do FNDE. Assista o vídeo.
A associação de moradores solicitou em janeiro de 2014, através do gabinete do vereador Jesuíno Araújo, um pedido de informações e obteve por parte da Controladoria Geral do Município as respostas sobre o terreno. O site Portal de Prefeitura teve acesso aos documentos oficiais que provam ser da Prefeitura de Olinda a responsabilidade do local e terminantemente proibida a utilização do mesmo por particulares.
Documento que prova ser da Prefeitura de Olinda o terreno do antigo Cecop.
No mesmo documento com as respostas do pedido de informações solicitado pela associação de moradores em que o Portal de Prefeitura obteve acesso com exclusividade, revela a planta do projeto da escola municipal.
Planta da escola para ser construída Escola municipal no terreno do antigo Cecop.
O que diz a Prefeitura de Olinda?
Com base em todas essas informações, o site de notícias Portal de Prefeitura entrou em contato com a Secretária de Comunicação da cidade e até o momento desta publicação não obteve resposta.
Com mais de 10 anos atuando na comunicação é bacharel em jornalismo, radialista e pós-graduado em docência do ensino superior. No rádio Pernambucano construiu grande parte da carreira profissional. Ingressa no meio de veículo digital assumindo a direção de jornalismo do Portal de Prefeitura.