O Programa Mães de Pernambuco, auxílio ao Bolsa Família que visa ajudar 100 mil mulheres em situação de vulnerabilidade no estado, começa a ser pago no dia 13 de maio. O programa, do governo de Pernambuco, oferece um auxílio mensal de R$ 300 para essas mães.

Para se qualificar, é necessário atender a cinco critérios simples:

  • Morar em Pernambuco;
  • Ser beneficiária do Programa Bolsa Família, com dados atualizados no Cadastro Único (CadÚnico);
  • Ser a responsável pela família;
  • Estar grávida ou ser mãe de uma criança de 0 a 6 anos;
  • Não ter vínculo empregatício formal.
  • Os recursos mensais de R$ 30 milhões, provenientes do Tesouro Estadual, estão garantidos no orçamento de 2024.

Como saber se você foi selecionada:

Para saber se foi selecionada, a mulher precisa acessar o site www.maesdepernambuco.pe.gov.br e informar seu Número de Identificação Social (NIS) e data de nascimento. Se estiver qualificada, deve confirmar o interesse em receber o auxílio. Não é necessário fazer um novo cadastro, pois o programa utiliza os dados do Bolsa Família.

O prazo inicial de inscrição no programa “Mães de Pernambuco” terminava em 25 de abril. No entanto, a Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Política sobre Drogas (SAS) decidiu estender o período de inscrição.

O novo prazo para se inscrever no programa vai até o dia 20 de maio. As mulheres que não puderem se inscrever até amanhã terão essa nova janela de oportunidade.

No entanto, é importante ressaltar que o pagamento do benefício para quem se inscrever durante esse período estendido só ocorrerá em junho.

As mães que realizaram a inscrição dentro do prazo original receberão o benefício já no mês de maio. O pagamento está previsto para o dia 13, segunda-feira após o Dia das Mães.