Primeiro lote de doses da vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) enviado ao SUS para proteger gestantes. Foto: Freepik
O governo federal confirmou que o primeiro lote da vacina contra o Bronquiolite começa a ser distribuído às unidades de saúde de todo o país ainda em dezembro de 2025. A compra envolve 1,8milhão de doses do imunizante para o Sistema Único de Saúde (SUS), com previsão de novas aquisições até 2027. A vacina protege contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), o principal causador de bronquiolite em recém-nascidos.
A imunização está destinada, no início, a gestantes. A recomendação é que a dose seja aplicada a partir da 28ª semana de gravidez. Não há limitação por idade da mãe, toda gestante nessa fase será elegível. A aplicação é única por gestação. O plano do governo é vacinar pelo menos 80% desse público-alvo.
Com a chegada dos imunizantes, os estados e municípios devem distribuir as doses às unidades básicas de saúde (UBS). A vacinação deve começar ainda em dezembro.
A dose será aplicada apenas uma vez por gestação. Não se prevê um esquema com doses múltiplas para a mesma gravidez. A vacina pode ser combinada com outras vacinas recomendadas para gestantes, como aquelas contra a influenza ou a covid-19 desde que respeitados os protocolos de imunização.
O VSR responde por cerca de 75% dos casos de bronquiolite em crianças pequenas, especialmente recém-nascidos e bebês com menos de seis meses. A infecção pelo VSR pode causar doenças respiratórias graves, levar a hospitalizações e, em alguns casos, necessidade de internação em unidade de terapia intensiva.
A vacinação da mãe durante a gravidez permite que o bebê tenha proteção desde os primeiros dias de vida, durante o período em que o sistema imunológico ainda é imaturo justamente quando o risco de complicações é maior. Estudo clínico apontou que, com essa estratégia, a prevenção de doenças respiratórias graves causadas pelo VSR nos bebês alcança uma eficácia de aproximadamente 81,8% nos primeiros 90 dias após o nascimento.
Sim: a vacina foi oficialmente incorporada ao calendário do SUS para gestantes. A decisão segue a recomendação da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec). A medida representa um avanço grande na proteção de bebês recém-nascidos, especialmente nas regiões com maior incidência de bronquiolite.
A incorporação beneficia especialmente recém-nascidos nos primeiros meses de vida, período de maior vulnerabilidade e amplia, junto de outras ferramentas como o anticorpo monoclonal indicado a prematuros, a proteção contra o VSR.
Com o primeiro lote chegando ao país, a expectativa é que gestantes em todo o Brasil comecem a ser vacinadas nas próximas semanas. A medida pode reduzir hospitalizações e complicações respiratórias graves em bebês trazendo um novo capítulo na saúde infantil no país.
3
08:07, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Tribunal entende que laboratório não teve responsabilidade pelo procedimento médico realizado após resultado positivo no teste de gravidez.
O tema ganhou atenção especial entre os brasileiros, e as buscas pela doença no Google dispararam.
De acordo com informações preliminares, o gestor do município foi socorrido às pressas e encaminhado para um hospital e tem estado de saúde considerado grave.
mais notícias
+