Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Vacina contra bronquiolite chega ao Brasil; entenda quem será vacinado e como funciona

Ministério da Saúde distribui primeiro lote de doses da vacina contra VSR para gestantes: proteção chega a bebês nos primeiros meses.

Pollyana Leite

02 de dezembro de 2025 às 09:51   - Atualizado às 09:53

Primeiro lote de doses da vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) enviado ao SUS para proteger gestantes.

Primeiro lote de doses da vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) enviado ao SUS para proteger gestantes. Foto: Freepik

O governo federal confirmou que o primeiro lote da vacina contra o Bronquiolite começa a ser distribuído às unidades de saúde de todo o país ainda em dezembro de 2025. A compra envolve 1,8milhão de doses do imunizante para o Sistema Único de Saúde (SUS), com previsão de novas aquisições até 2027. A vacina protege contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), o principal causador de bronquiolite em recém-nascidos. 

Quem tem direito

A imunização está destinada, no início, a gestantes. A recomendação é que a dose seja aplicada a partir da 28ª semana de gravidez. Não há limitação por idade da mãe, toda gestante nessa fase será elegível. A aplicação é única por gestação. O plano do governo é vacinar pelo menos 80% desse público-alvo. 

Como será o esquema vacinal

Com a chegada dos imunizantes, os estados e municípios devem distribuir as doses às unidades básicas de saúde (UBS).  A vacinação deve começar ainda em dezembro. 

A dose será aplicada apenas uma vez por gestação. Não se prevê um esquema com doses múltiplas para a mesma gravidez. A vacina pode ser combinada com outras vacinas recomendadas para gestantes, como aquelas contra a influenza ou a covid-19 desde que respeitados os protocolos de imunização. 

Por que a vacina existe

O VSR responde por cerca de 75% dos casos de bronquiolite em crianças pequenas, especialmente recém-nascidos e bebês com menos de seis meses. A infecção pelo VSR pode causar doenças respiratórias graves, levar a hospitalizações e, em alguns casos, necessidade de internação em unidade de terapia intensiva. 

Veja Também

A vacinação da mãe durante a gravidez permite que o bebê tenha proteção desde os primeiros dias de vida, durante o período em que o sistema imunológico ainda é imaturo justamente quando o risco de complicações é maior. Estudo clínico apontou que, com essa estratégia, a prevenção de doenças respiratórias graves causadas pelo VSR nos bebês alcança uma eficácia de aproximadamente 81,8% nos primeiros 90 dias após o nascimento. 

Vacina incorporada ao calendário do Ministério da Saúde

Sim: a vacina foi oficialmente incorporada ao calendário do SUS para gestantes. A decisão segue a recomendação da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec). A medida representa um avanço grande na proteção de bebês recém-nascidos, especialmente nas regiões com maior incidência de bronquiolite. 

A incorporação beneficia especialmente recém-nascidos nos primeiros meses de vida, período de maior vulnerabilidade e amplia, junto de outras ferramentas como o anticorpo monoclonal indicado a prematuros, a proteção contra o VSR. 

Com o primeiro lote chegando ao país, a expectativa é que gestantes em todo o Brasil comecem a ser vacinadas nas próximas semanas. A medida pode reduzir hospitalizações e complicações respiratórias graves em bebês trazendo um novo capítulo na saúde infantil no país.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

08:07, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Jovem de 16 anos perde ação judicial.
Decisão

Jovem de 16 anos que afirma ser virgem perde ação na Justiça após exame indicar gravidez

Tribunal entende que laboratório não teve responsabilidade pelo procedimento médico realizado após resultado positivo no teste de gravidez.

Virus Nipah
Saúde

Vírus Nipah preocupa no Brasil? Entenda se há risco real às vésperas do carnaval

O tema ganhou atenção especial entre os brasileiros, e as buscas pela doença no Google dispararam.

Secretário municipal na esquerda, os dois filhos abaixo, companheira acima, filha do prefeito de Itumbiara, que está ao lado.
Tristeza

Prefeito tem infarto após saber que genro, secretário municipal, se matou depois de assassinar netos

De acordo com informações preliminares, o gestor do município foi socorrido às pressas e encaminhado para um hospital e tem estado de saúde considerado grave.

mais notícias

+

Newsletter