Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Recife participa do Dia D de multivacinação para crianças e adolescentes neste sábado (18)

Mais de 15 vacinas serão ofertadas gratuitamente, conforme o Calendário Nacional de Vacinação.

Gabriel Alves

18 de outubro de 2025 às 08:18   - Atualizado às 08:18

Vacina na mão de agente de saúde.

Vacina na mão de agente de saúde. Foto: SES-PE/Divulgação

O Ministério da Saúde, em parceria com estados e municípios, realiza neste sábado, 18 de outubro, o Dia D nacional de multivacinação para atualizar a caderneta de crianças e adolescentes menores de 15 anos. A iniciativa integra a Campanha Nacional de Multivacinação, que segue até 31 de outubro, estrelada por Xuxa Meneghel e tem como lema: “Vacinar é cuidar de quem você ama — Vacinar é a nossa força”. Para reforçar a vacinação, Pernambuco recebeu mais de 1,5 milhão de doses de vacinas.  

No Dia D, mais de 30 mil salas de vacinação estarão abertas em todo o país para atender o público. No Recife (PE), a coordenadora-geral de Incorporação Científica e Imunização do Ministério da Saúde, Ana Catarina de Melo Araújo, participa da abertura da mobilização, que ocorrerá no Parque da Tamarineira. Outros representantes da pasta também participam, simultaneamente, em estados como Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pará, Bahia, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo, além do Distrito Federal.  

Mais de 15 vacinas serão ofertadas gratuitamente, conforme o Calendário Nacional de Vacinação. Para atualizar a caderneta, basta que pais e responsáveis levem as crianças e adolescentes a uma Unidade Básica de Saúde (UBS). Ao todo, 22 milhões de doses foram distribuídas para todo o país.  

Para facilitar o acesso à informação, pais e responsáveis podem acompanhar a situação vacinal das crianças e adolescentes pelo aplicativo Meu SUS Digital, que disponibiliza alertas sobre próximas doses, lembretes e atualizações em tempo real. O sistema também permite verificar quais vacinas já foram aplicadas e quais ainda estão pendentes. 

O Ministério da Saúde também está garantindo a imunização contra sarampo e febre amarela para pessoas de até 59 anos. No caso da febre amarela, a vacinação será priorizada nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná. A campanha segue até 31 de outubro. 

Veja Também

Entre as principais estratégias estão o apoio técnico a estados e municípios, a manutenção do status de eliminação da poliomielite e do sarampo, o combate à hesitação vacinal e o reforço no monitoramento da segurança das vacinas. 

Onde ir para vacinar? 

No Dia D, mais de 30 mil salas de vacinação estarão abertas em todo o país. Para atualizar a caderneta, basta levar crianças e adolescentes à Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima e conferir os pontos de vacinação disponíveis na sua cidade. 

Quais vacinas tomar? 

A ação é voltada para crianças e adolescentes menores de 15 anos. Durante o Dia D e ao longo da campanha, que vai até 31 de outubro, todas essas vacinas estarão disponíveis: 

  • BCG;
  • Hepatite B;
  • Penta (DTP/Hib/HB);
  • Poliomielite inativada;
  • Rotavírus;
  • Pneumocócica 10-valente (conjugada);
  • Meningocócica C (conjugada) / ACWY (conjugada);
  • Influenza;
  • Covid-19;
  • Febre amarela;
  • Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola);
  • Varicela;
  • DTP;
  • Hepatite A.

Ministério da Saúde

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

08:18, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Jovem de 16 anos perde ação judicial.
Decisão

Jovem de 16 anos que afirma ser virgem perde ação na Justiça após exame indicar gravidez

Tribunal entende que laboratório não teve responsabilidade pelo procedimento médico realizado após resultado positivo no teste de gravidez.

Virus Nipah
Saúde

Vírus Nipah preocupa no Brasil? Entenda se há risco real às vésperas do carnaval

O tema ganhou atenção especial entre os brasileiros, e as buscas pela doença no Google dispararam.

Secretário municipal na esquerda, os dois filhos abaixo, companheira acima, filha do prefeito de Itumbiara, que está ao lado.
Tristeza

Prefeito tem infarto após saber que genro, secretário municipal, se matou depois de assassinar netos

De acordo com informações preliminares, o gestor do município foi socorrido às pressas e encaminhado para um hospital e tem estado de saúde considerado grave.

mais notícias

+

Newsletter