Pernambuco, 06 de Agosto de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Policiais do BPTran realizam Manobra de Heimlich e salvam bebê de engasgo no Recife

Os militares realizavam rondas na localidade quando se depararam com uma mulher em extremo desespero na garupa de uma motocicleta.

17 de julho de 2026 às 11:12   - Atualizado às 11:20

Policiais do BPTran realizam Manobra de Heimlich e salvam bebê de engasgo no Recife

Policiais do BPTran realizam Manobra de Heimlich e salvam bebê de engasgo no Recife Foto: Reprodução

Na última quinta-feira, 16 de julho, uma equipe do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) salvou a vida de um bebê de apenas 1 ano que havia se engasgado. A ação ocorreu durante um patrulhamento tático na Avenida Jornalista Costa Porto, no bairro da Cohab-Ibura, Zona Sul do Recife.

Os militares realizavam rondas na localidade quando se depararam com uma mulher em extremo desespero na garupa de uma motocicleta. Ela transportava a criança, que já estava desacordada e apresentava sinais nítidos de cianose (coloração arroxeada na pele decorrente da falta de oxigenação).

Policiais do BPTran realizam Manobra de Heimlich e salvam bebê de engasgo no Recife

Diante da urgência, a equipe interveio imediatamente e aplicou a Manobra de Heimlich específica para crianças. O procedimento foi bem-sucedido, desobstruindo as vias aéreas do bebê e restabelecendo sua respiração de forma imediata.

Para agilizar o socorro médico, a condutora de um veículo que passava pelo local ofereceu-se voluntariamente para transportar a criança e a acompanhante. Os policiais militares, então, realizaram a escolta de emergência do automóvel, abrindo caminho no trânsito para garantir agilidade e segurança até a chegada à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Lagoa Encantada.

Veja Também

Já na unidade de saúde, a mulher que transportava o bebê explicou que era vizinha da família. Segundo ela, no momento do engasgo, a mãe da criança entrou em estado de choque e desmaiou, o que a levou a assumir o socorro imediatamente.

Após a avaliação da equipe médica de plantão, foi confirmado que o bebê está fora de perigo, permanecendo em observação para a realização de exames clínicos complementares.

PRF salva bebê

Uma bebê de apenas 4 meses escapou de uma situação de risco graças à rápida atuação de agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), no último dia 5 de junho, em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. A criança chegou desacordada ao posto da corporação após se engasgar com secreção respiratória.

Segundo a PRF, os pais, em estado de desespero, procuraram ajuda no posto localizado às margens da BR-428 ao perceberem que a filha não reagia e apresentava dificuldades para respirar.

Assim que identificaram a gravidade da ocorrência, os policiais iniciaram imediatamente a manobra de desobstrução das vias aéreas. Após alguns instantes, a bebê conseguiu expelir a secreção, voltou a respirar normalmente e chorou, indicando a recuperação dos sinais vitais.

Depois dos primeiros socorros, a equipe acompanhou a família até o Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf), em Petrolina, onde a criança recebeu atendimento médico especializado e passou por avaliação clínica.

A Polícia Rodoviária Federal destacou que a agilidade dos agentes foi essencial para reverter a emergência e garantir que a bebê chegasse em segurança ao hospital. A corporação também ressaltou o desespero dos pais ao buscarem ajuda, reforçando a importância da resposta rápida em situações de engasgo envolvendo crianças.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

19:48, 06 Ago

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Mãe de Kaiky Mello faz apelo por ajuda para manter tratamento do cantor gospel
Saúde

Mãe de Kaiky Mello faz apelo por ajuda para manter tratamento do cantor gospel

Em um vídeo publicado nas redes sociais, Tatiane da Silva Pauluze, falou sobre os desafios enfrentados desde o aneurisma cerebral sofrido pelo filho.

Kaiky Mello e sua mãe mostram rotina enfrentada no dia a dia
Dificuldades

Mãe de Kaiky Mello relata desafios da reabilitação do cantor gospel e pede apoio para manter tratamento; vídeo

Em publicação feita nas redes sociais, ela compartilhou um relato sobre a realidade da maternidade atípica e pediu que apoiadores continuem contribuindo com a recuperação do artista

Menina de 5 anos morre após sofrer choque elétrico por carregador de celular na Paraíba
Fatalidade

Menina de 5 anos morre após sofrer choque elétrico por carregador de celular na Paraíba

A menina deu entrada na unidade de Campina Grande em 31 de julho e permaneceu internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

mais notícias

+

Newsletter