Vacinação Pernambuco. Foto: Divulgação / SES
No último sábado, 18 de outubro, a Campanha Nacional de Multivacinação teve o seu Dia D de mobilização, quando postos de saúde e diferentes pontos de vacinação ficaram o dia todo abertos, oferecendo quase duas dezenas de diferentes imunizantes à população. Em Pernambuco, foram aplicadas mais de 130 mil doses de vacinas, protegendo contra doenças como gripe, febre amarela, dengue, sarampo, varicela e covid, entre outras.
Mais de 2 mil locais foram colocados à disposição para pais e responsáveis atualizarem a caderneta de vacinação de suas crianças e adolescentes em todo o Estado. Também foram chamados os jovens, entre 15 e 19 anos, que ainda não tinham tomado a vacina contra o HPV, além de adultos sem proteção contra o sarampo, que receberam na ocasião a tríplice viral, vacina que protege ainda contra a caxumba e a rubéola.
A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) consolidou os dados de 178 municípios de todas as regiões do Estado. Os imunizantes mais aplicados neste Dia D em Pernambuco foram influenza, com 27.414 doses, varicela, com 15.792, e Febre Amarela, com 14.778. Mais 7.557 pessoas receberam a tríplice viral e 1.698 maiores de 15 anos se vacinaram contra o HPV, no esforço de resgate vacinal promovido pelo Governo do Estado em parceria com os municípios. Merece destaque ainda a vacinação contra a dengue, o tétano e difteria e a Covid-19.
"O Dia D tem impacto na adesão à vacinação e contribui para aumentar a cobertura vacinal. Muitas pessoas aderiram e buscaram atualizar as cadernetas de suas crianças e adolescentes", comemorou a superintendente estadual de Imunizações, Magda Costa.
A campanha segue até o dia 31 de outubro. Adultos, pais, mães e/ou responsáveis pelas crianças e adolescentes podem buscar as salas e postos de vacinação com o cartão de vacinação, CPF e Cartão Nacional de Saúde para análise do profissional de saúde e atualização da situação vacinal.
"As milhares de pessoas que foram vacinadas neste Dia D estavam sem as doses de rotina. Nossa preocupação e desafio é garantir que todas as pessoas atualizem suas cadernetas, para protegerem a si mesmas, suas famílias e toda a sociedade de doenças que podem ser prevenidas por meio da vacinação", reforçou Magda Costa.
3
4
12:48, 13 Fev
26
°c
Fonte: OpenWeather
Tribunal entende que laboratório não teve responsabilidade pelo procedimento médico realizado após resultado positivo no teste de gravidez.
O tema ganhou atenção especial entre os brasileiros, e as buscas pela doença no Google dispararam.
De acordo com informações preliminares, o gestor do município foi socorrido às pressas e encaminhado para um hospital e tem estado de saúde considerado grave.
mais notícias
+