Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Contraceptivo subdérmico de longa duração chega ao SUS de Pernambuco

Profissionais de 35 municípios são treinados em Pernambuco para implantar o contraceptivo de longa duração e reduzir gestações não planejadas no Estado.

Beto Dantas

27 de novembro de 2025 às 16:50   - Atualizado às 16:54

Profissionais da Saúde em qualificação.

Profissionais da Saúde em qualificação. Foto: Phillipe Jonathan

Profissionais de saúde da Atenção Primária à Saúde (APS) de municípios pernambucanos participaram, nesta quinta-feira (27/11), de uma oficina de qualificação para a implantação do método contraceptivo de implante subdérmico. A iniciativa é promovida pelo Ministério da Saúde (MS), com apoio da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), e tem como objetivo ampliar o acesso aos métodos contraceptivos de longa duração na rede pública, tendo a APS como principal porta de entrada para esse cuidado.

Nesta etapa inicial, estão sendo contemplados com o método contraceptivo os municípios com mais de 50 mil habitantes. Em Pernambuco 35 municípios receberam os anticoncepcionais.  

A qualificação reúne médicos, enfermeiros e coordenadores municipais de saúde, em um único dia de formação, com atividades teóricas e práticas no intuito de formar multiplicadores para posterior treinamento local de outros profissionais, tornando a APS resolutiva na oferta dos métodos contraceptivos disponíveis no SUS.

Durante a manhã, os participantes assistiram a aulas sobre direitos sexuais e reprodutivos, métodos contraceptivos disponíveis no SUS e orientações técnicas sobre o implante. Já no período da tarde, as atividades se concentraram na parte prática, com a demonstração de inserção do Implante, além de um vídeo explicativo que reforça o passo a passo do procedimento.

Dados do grupo de pesquisa Nascer Brasil, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), apontam que 40% das gestações entre jovens de 15 a 19 anos não são planejadas. Entre essas, mais de 70% envolvem meninas e mulheres negras nas regiões Norte e Nordeste do país, o que evidencia a importância de fortalecer o planejamento reprodutivo e o acesso a métodos eficazes como o implante e outros métodos de proteção.



A gerente de Atenção à Saúde da Mulher da SES-PE, Cleonúsia Vasconcelos, destaca a importância da ampliação do acesso ao método. “O Implante Subdérmico foi adquirido pelo Ministério da Saúde e faz parte da estratégia de fortalecimento do planejamento reprodutivo. Nossa prioridade é preparar as equipes para que esse atendimento chegue com segurança e qualidade às mulheres pernambucanas”, afirmou.

 



A previsão é de que, a partir do primeiro semestre de 2026, todos os municípios pernambucanos ofereçam o implante contraceptivo na rede pública. O método tem duração de até 3 anos, fortalecendo a autonomia das mulheres sobre seu planejamento reprodutivo.

Veja Também

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

08:18, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Jovem de 16 anos perde ação judicial.
Decisão

Jovem de 16 anos que afirma ser virgem perde ação na Justiça após exame indicar gravidez

Tribunal entende que laboratório não teve responsabilidade pelo procedimento médico realizado após resultado positivo no teste de gravidez.

Virus Nipah
Saúde

Vírus Nipah preocupa no Brasil? Entenda se há risco real às vésperas do carnaval

O tema ganhou atenção especial entre os brasileiros, e as buscas pela doença no Google dispararam.

Secretário municipal na esquerda, os dois filhos abaixo, companheira acima, filha do prefeito de Itumbiara, que está ao lado.
Tristeza

Prefeito tem infarto após saber que genro, secretário municipal, se matou depois de assassinar netos

De acordo com informações preliminares, o gestor do município foi socorrido às pressas e encaminhado para um hospital e tem estado de saúde considerado grave.

mais notícias

+

Newsletter