Pernambuco, 03 de Setembro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Vaticano publica foto do túmulo do Papa Francisco; o sepultamento terá início na sexta (25)

No sábado (26), às 10h (5h de Brasília), o corpo do pontífice será levado à Praça de São Pedro, onde será celebrada a Missa de Exéquias, como prevê o rito funerário católico.

Eduarda Queiroz

24 de abril de 2025 às 17:39   - Atualizado às 17:39

Papa Francisco e túmulo.

Papa Francisco e túmulo. Foto: Divulgação/Vatican News

O Vaticano divulgou nesta quinta-feira, 24 de abril, uma imagem do túmulo do papa Francisco. Feito de mármore, o local tem apenas a inscrição "FRANCISCUS" e uma reprodução de sua cruz peitoral.

O túmulo foi preparado em um nicho no corredor lateral entre a Capela Paulina (Capela Salus Populi Romani) e a Capela Sforza da Basílica de Santa Maria Maior. Ele está localizado próximo ao Altar de São Francisco.

Santa Maria Maggiore é uma das quatro basílicas papais em Roma, onde sete pontífices já foram sepultados. Francisco declarou no fim de 2023 que queria ser enterrado no local, e não na cripta da Basílica de São Pedro, como acontecem funerais dos líderes da Igreja Católica há mais de três séculos.

O argentino Jorge Bergoglio, muito ligado ao culto da Virgem Maria, costumava rezar neste templo, que oficialmente faz parte do território do Vaticano, na véspera ou no retorno de cada uma de suas viagens ao exterior.

Cronograma da despedida

O sepultamento do papa será marcado por ritos específicos. A cerimônia terá início na sexta (25) com a leitura de um texto sobre as ações mais importantes do pontífice. Um véu de seda branco será colocado sobre o rosto de Francisco.

Veja Também

Após a bênção com água benta, moedas e medalhas cunhadas durante o pontificado serão colocadas dentro do caixão. Elas representam os anos em que esteve à frente da Igreja. Um tubo com o resumo do período, com o selo do Ofício de Celebrações Litúrgicas do Sumo Pontífice, também ficará junto ao corpo.

Só então a tampa do caixão de zinco (revestimento interior da estrutura de madeira) será colocada. Nela, haverá uma cruz, o brasão papal, a placa com o nome de Francisco, a duração de sua vida e seu Ministério Petrino.

O mote do brasão, "Miserando atque eligendo", foi tirado das Homilias de São Beda o Venerável, que, comentando o episódio evangélico da vocação de são Mateus, escreve: "Vidit ergo Iesus publicanum et quia miserando atque eligendo vidit, ait illi Sequere me" (Viu Jesus um publicano e dado que olhou para ele com sentimento de amor e o escolheu, disse-lhe: segue-me).

Posteriormente, o caixão será soldado e se colocará os selos do cardeal camerlengo da Santa Igreja Romana (o cardeal irlandês Kevin Farrell), da Prefeitura da Casa Pontifícia, do Ofício para Celebrações Litúrgicas do sumo pontífice e do capítulo do Vaticano. O caixão de madeira também será fechado. Na tampa, também estará a cruz e o brasão papal de Francisco.

Missa de Exéquias

No sábado (26), às 10h (5h de Brasília), o corpo do papa será levado à Praça de São Pedro, onde será celebrada a Missa de Exéquias (também conhecida como missa de corpo presente), como prevê o rito funerário católico.

Por fim, o celebrante fará uma oração chamada Ultima commendatio et valedictio (última recomendação e adeus). Se reza uma ladainha com nomes de vários santos, incluindo apóstolos, mártires e todos os papas canonizados pela Igreja.

Em seguida, os patriarcas e bispos da liturgia bizantina (braço oriental da Igreja Católica) farão orações de intercessão pela alma de Francisco e abençoará o caixão com incenso.

Estadão Conteúdo
 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

08:09, 03 Set

Imagem Clima

24

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Horto do Padre Cícero em Juazeiro do Norte (CE).
Viagens

Turismo religioso impulsiona economia e fortalece destinos no Nordeste

Juazeiro do Norte, Canindé, Bom Jesus da Lapa e Santa Cruz estão entre os principais polos de fé que movimentam hotéis, restaurantes, transportes e comércio na região.

Arcebispo de Olinda e Recife, dom Paulo Jackson, ao lado do proponente da homenagem.
Alepe

Arquidiocese de Olinda e Recife recebe homenagem por 350 anos de história

Música erudita, memória e uma reflexão sobre os desafios da Igreja marcaram a cerimônia realizada na Casa de Joaquim Nabuco.

Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).
Alepe

Deputado Joaquim Lira é autor de homenagem aos 350 anos da Arquidiocese de Olinda e Recife

Durante a sessão solene, dom Paulo Jackson recebeu das mãos o parlamentar uma placa comemorativa em reconhecimento à trajetória da Arquidiocese de Olinda e Recife.

mais notícias

+

Newsletter