Pernambuco, 16 de Abril de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

"Se você não ensinar o que é certo, o mundo vai ensinar a seus filhos o que é errado", alerta pastor

Quem está educando seus filhos as telas ou os pais? Especialistas alertam sobre influência das plataformas digitais na formação das crianças.

Portal de Prefeitura

14 de outubro de 2025 às 17:13   - Atualizado às 17:23

Augusto nicodemos, pastor presbiteriano e ex-chanceler da Universidade Presbiteriana Mackenzie, de São Paulo

Augusto nicodemos, pastor presbiteriano e ex-chanceler da Universidade Presbiteriana Mackenzie, de São Paulo Foto: Divulgação

Em meio ao avanço tecnológico e ao aumento do consumo de conteúdo digital, cresce uma preocupação entre especialistas, educadores e religiosos sobre o impacto das telas na educação e formação moral das crianças. Mais do que uma simples fonte de entretenimento, séries, desenhos e conteúdos infantis nas plataformas de streaming vêm ganhando espaço na rotina dos pequenos, moldando valores, crenças e identidades, muitas vezes sem o acompanhamento ou filtro dos pais.

A recente polêmica envolvendo a Netflix, que cancelou assinaturas após críticas sobre a introdução de conteúdos com temas relacionados à chamada “agenda woke”, reacendeu o debate sobre quem realmente está educando as novas gerações. O pastor presbiteriano Augusto Nicodemos, ex-chanceler da Universidade Presbiteriana Mackenzie, chama atenção para o que considera uma “disputa silenciosa” pela mente e coração das crianças.

“O inimigo não está tentando apenas entreter seus filhos. Ele está tentando educar seus filhos”, alerta Nicodemos.

Segundo ele, a educação espiritual e moral das crianças não pode ser terceirizada às telas ou aos criadores de conteúdo. “Cada série, cada desenho carrega uma narrativa que forma valores e identidade, muitas vezes distantes da verdade bíblica”, afirma. Para Nicodemos, os pais têm a responsabilidade primordial de aplicar o filtro da Palavra de Deus no dia a dia dos filhos, ensinando-os com amor e vigilância para que não sejam influenciados por mensagens contrárias aos seus princípios.

Este cenário levanta uma reflexão importante para famílias e educadores: em um mundo cada vez mais conectado, como garantir que a educação das crianças reflita os valores que desejam transmitir? Enquanto o conteúdo digital tem seu papel, especialistas reforçam que o equilíbrio está na supervisão ativa dos pais, no diálogo aberto e na criação de um ambiente doméstico rico em referências positivas e valores claros.

A questão vai além da simples escolha ou cancelamento de uma plataforma. Trata-se da urgência em resgatar a participação consciente dos pais no processo educativo, protegendo o coração e a mente dos filhos diante das diversas influências presentes no cotidiano digital.

Veja Também

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

00:44, 16 Abr

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Lula e o papa Leão XIV.
Crise

Lula critica Trump e reforça apoio ao papa Leão XIV: "não precisava ficar ameaçando o mundo"

O presidente do Brasil ainda afirmou que a guerra dos Estados Unidos, liderada por Donald Trump, contra o Irã é inconsequente.

Nani Azevedo, Silas Malafaia e Salomão do Reggae são alguns dos convidados.
Movimento

Pernambuco sedia Expo Gospel Nordeste 2026 com participação de Silas Malafaia e cantores evangélicos

Com entrada gratuita, a proposta do evento é reunir diferentes segmentos ligados ao meio cristão, com música, palestras, feira de produtos e troca de experiências.

Trump publica imagem de IA vestido como Jesus, apaga após críticas e justifica: "era eu como médico"
Polêmica

Trump publica imagem de IA vestido como Jesus, apaga após críticas e justifica: "era eu como médico"

A montagem foi compartilhada na plataforma Truth Social e rapidamente provocou críticas de diferentes setores, incluindo aliados do republicano.

mais notícias

+

Newsletter