Pernambuco, 04 de Outubro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

"Se você não ensinar o que é certo, o mundo vai ensinar a seus filhos o que é errado", alerta pastor

Quem está educando seus filhos as telas ou os pais? Especialistas alertam sobre influência das plataformas digitais na formação das crianças.

Portal de Prefeitura

14 de outubro de 2025 às 17:13   - Atualizado às 17:23

Augusto nicodemos, pastor presbiteriano e ex-chanceler da Universidade Presbiteriana Mackenzie, de São Paulo

Augusto nicodemos, pastor presbiteriano e ex-chanceler da Universidade Presbiteriana Mackenzie, de São Paulo Foto: Divulgação

Em meio ao avanço tecnológico e ao aumento do consumo de conteúdo digital, cresce uma preocupação entre especialistas, educadores e religiosos sobre o impacto das telas na educação e formação moral das crianças. Mais do que uma simples fonte de entretenimento, séries, desenhos e conteúdos infantis nas plataformas de streaming vêm ganhando espaço na rotina dos pequenos, moldando valores, crenças e identidades, muitas vezes sem o acompanhamento ou filtro dos pais.

A recente polêmica envolvendo a Netflix, que cancelou assinaturas após críticas sobre a introdução de conteúdos com temas relacionados à chamada “agenda woke”, reacendeu o debate sobre quem realmente está educando as novas gerações. O pastor presbiteriano Augusto Nicodemos, ex-chanceler da Universidade Presbiteriana Mackenzie, chama atenção para o que considera uma “disputa silenciosa” pela mente e coração das crianças.

“O inimigo não está tentando apenas entreter seus filhos. Ele está tentando educar seus filhos”, alerta Nicodemos.

Segundo ele, a educação espiritual e moral das crianças não pode ser terceirizada às telas ou aos criadores de conteúdo. “Cada série, cada desenho carrega uma narrativa que forma valores e identidade, muitas vezes distantes da verdade bíblica”, afirma. Para Nicodemos, os pais têm a responsabilidade primordial de aplicar o filtro da Palavra de Deus no dia a dia dos filhos, ensinando-os com amor e vigilância para que não sejam influenciados por mensagens contrárias aos seus princípios.

Este cenário levanta uma reflexão importante para famílias e educadores: em um mundo cada vez mais conectado, como garantir que a educação das crianças reflita os valores que desejam transmitir? Enquanto o conteúdo digital tem seu papel, especialistas reforçam que o equilíbrio está na supervisão ativa dos pais, no diálogo aberto e na criação de um ambiente doméstico rico em referências positivas e valores claros.

A questão vai além da simples escolha ou cancelamento de uma plataforma. Trata-se da urgência em resgatar a participação consciente dos pais no processo educativo, protegendo o coração e a mente dos filhos diante das diversas influências presentes no cotidiano digital.

Veja Também

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

03:41, 04 Out

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Imagem de Santa Teresinha.
Devoção

Dia de Santa Teresinha reúne fiéis em cinco missas e procissão no Recife

Celebrações na capelania da PMPE homenagearam a religiosa francesa conhecida pela "pequena via" e pela promessa de uma "chuva de rosas".

Santuário Mãe Rainha, em Olinda.
Religião

Santuário Mãe Rainha celebra 34ª Novena e Festa com programação especial em Olinda

Celebrações acontecem de 2 a 12 de outubro e incluem missas, terços, quermesses, vigília luminosa e a III Romaria Arquidiocesana do Terço dos Homens.

TSE decide por 7 votos a 0 manter remoção de posts que ligam Flávio Bolsonaro à retirada do título de Nossa Senhora.
Medida

TSE decide por 7 votos a 0 manter remoção de posts que ligam Flávio Bolsonaro à retirada do título de Nossa Senhora

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, decidiu não pautar para a sessão desta quarta-feira (30) o julgamento sobre as duas decisões.

mais notícias

+

Newsletter