11 de abril de 2025 às 13:40 - Atualizado às 13:51
Pastor Leonardo Sale. Foto: Reprodução
Durante a gravação de um vídeo para seus stories, o pastor Leonardo Sale fez uma declaração considerada preconceituosa, ao associar nordestinos a “demônios analfabetos”. A fala repercurtiu nas redes sociais e foi criticada por ofender diretamente o povo nordestino. (veja vídeo abaixo)
“As pessoas imaginam esse demônio analfabeto, tá ligado? Que o diabo vai falar, TIPO NORDESTINO. Não, o diabo vem todo culto também, o diabo vem para tentar confundir príncipes e Reis”.
A declaração causou indignação especialmente pelo tom pejorativo usado ao mencionar o sotaque da região.
Ao longo do vídeo, o pastor sugere que o diabo seria associado à forma de falar de pessoas analfabetas e, logo em seguida, menospreza o modo de falar característico dos nordestinos. A associação gerou acusações de xenofobia e preconceito linguístico.
A fala de Sale repercutiu entre internautas, que denunciaram o conteúdo como ofensivo e discriminatório. Além disso, movimentos sociais e lideranças políticas também cobraram um posicionamento público e possível responsabilização legal pelas declarações.
“Vi aqui no Instagram do @leonardoiptm dizer agora que as pessoas pensam que Satanás vem como um nordestino, falando errado, analfabeto. Como nordestina, me sinto profundamente ofendida — não só por mim, mas por todo o povo nordestino que carrega uma história de luta, coragem, fé e inteligência.
Aqui no Nordeste tem gente sim que fala com sotaque — e com muito orgulho. Aqui tem gente simples, mas com sabedoria de vida. Tem analfabetos que oram mais que muitos teólogos. Tem intelectuais, doutores, professores, médicos, pastores, advogados, poetas, artistas e uma multidão de homens e mulheres cheios de Deus.
Ser nordestino não é sinônimo de fraqueza, ignorância ou atraso — é sinônimo de resistência, identidade e brilho. O problema não está no sotaque, está no preconceito enraizado em quem ainda não aprendeu a ver o outro com respeito".
3
4
01:20, 30 Abr
27
°c
Fonte: OpenWeather
Becciu, de 76 anos, foi uma das figuras mais poderosas do Vaticano, assessor de Francisco e chegou a ser considerado papável antes de vir a público um escândalo.
Segundo levantamento do instituto AtlasIntel, mais de 80% dos protestantes desaprovam o atual governo.
Ele e a esposa recebe apoio da comunidade cristã para enfrentar o luto.
mais notícias
+