Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Pastor é preso por estuprar três mulheres durante "rituais religiosos" dentro de igreja

Durante os supostos rituais, o pastor utilizava óleos e outras substâncias, deixando as mulheres desorientadas e, em alguns casos, desacordadas.

Cami Cardoso

24 de janeiro de 2026 às 09:27   - Atualizado às 10:09

Pastor é preso por estuprar três mulheres durante "rituais religiosos" dentro de igreja

Pastor é preso por estuprar três mulheres durante "rituais religiosos" dentro de igreja Foto: Ilustração/Agência Brasi

A Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC) cumpriu, na sexta-feira, 23 de janeiro, a prisão preventiva de um pastor suspeito de cometer crimes sexuais contra fiéis em Itaiópolis, no Planalto Norte catarinense. A ação faz parte da Operação “Fé Cega”, deflagrada após denúncias feitas por três mulheres.

Segundo a investigação, o líder religioso se aproveitava da posição de autoridade dentro da igreja para se aproximar das vítimas e conquistar sua confiança. Ele buscava fiéis em momentos de fragilidade emocional, oferecendo “ajuda espiritual” por meio de orações e rituais.

Os relatos apontam que os ataques ocorreram tanto nas residências das vítimas quanto no próprio templo. Durante os supostos rituais, o pastor utilizava óleos e outras substâncias, deixando as mulheres desorientadas e, em alguns casos, desacordadas. Esse estado facilitava a prática dos abusos.

A PCSC investiga os casos como abuso sexual e violação mediante fraude, já que o suspeito teria se valido de manipulação e substâncias para cometer os crimes.

Após os procedimentos legais, o pastor foi encaminhado ao sistema prisional e segue à disposição da Justiça. As investigações continuam para identificar se existem outras vítimas. 

Veja Também

Casos parecidos

Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da Seção de Atendimento à Mulher (SAM) da 27ª Delegacia de Polícia, deflagrou em outubro de 2025, a Operação Falso Profeta, que resultou no cumprimento de mandado de prisão preventiva contra um pastor, acusado de praticar diversos crimes sexuais e de violência física contra os próprios filhos e enteados.

A prisão é resultado de uma investigação conduzida pela SAM/P27, que apurou que o investigado, consagrado como pastor de uma igreja em Santo Antônio do Descoberto (GO), teria cometido estupro de vulnerável (art. 217-A do Código Penal) contra suas filhas (que tinham entre 6 e 7 anos na época dos fatos).

O silêncio das vítimas foi rompido após uma das filhas ser abordada por uma conselheira tutelar do Recanto das Emas, que a encorajou a denunciar os abusos sofridos. As vítimas relataram medo de represálias, falta de conhecimento sobre seus direitos e pressão de familiares paternos para que permanecessem em silêncio.

Os crimes ocorreram reiteradamente entre 2010 e março de 2018, na residência da família, localizada no Setor Habitacional Água Quente, no Recanto das Emas (DF). As investigações apontam que o autor também teria abusado sexualmente de seus enteados (que tinham entre 6 e 7 anos na época dos fatos) e W.P.S.(que tinham entre 6 e 7 anos na época dos fatos), no mesmo período.

Além dos crimes de estupro de vulnerável, Maurício Beserra foi denunciado por:

  • Atentado violento ao pudor majorado (art. 214 c/c art. 224, “a”, e art. 226, II, do CP), por obrigar o enteado a praticar atos libidinosos;
  • Satisfação de lascívia mediante presença de criança ou adolescente (art. 218-A do CP), por submeter as filhas a atos libidinosos na presença uma da outra;
  • Tortura (art. 1º, §3º c/c §4º, II, da Lei 9.455/97), por agredir e submeter os enteados a intenso sofrimento físico e psicológico, inclusive utilizando arame farpado, o que resultou em lesão corporal gravíssima e deformidade permanente;
  • Maus-tratos (art. 136, caput e §3º, do CP), por obrigar as crianças a permanecerem de joelhos sobre caroços de milho e tampas de alumínio.

As vítimas relataram que os abusos ocorriam tanto quando o agressor estava sóbrio quanto sob efeito de drogas e álcool. Após os atos, ele as obrigava a colocar as mãos sobre a Bíblia e realizar orações, utilizando sua posição religiosa para justificar as condutas criminosas.

Ao ser informado, por intermédio de seu advogado, sobre a possibilidade de prisão, o criminoso tentou cometer suicídio no local de trabalho, sendo socorrido por colegas e encaminhado à UPA de São Sebastião, onde foi preso pela equipe da PCDF.

Após o cumprimento do mandado, o investigado foi conduzido à 27ª Delegacia de Polícia, onde foram adotadas as providências cabíveis.

A Operação Falso Profeta representa mais uma ação da PCDF no enfrentamento à violência sexual e doméstica contra crianças e adolescentes, reafirmando o compromisso institucional com a proteção das vítimas e a responsabilização dos agressores.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

09:04, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

A denominação, liderada pelo pastor André Valadão, possui mais de 700 filiais no Brasil e no exterior.
Religião

Lagoinha suspende cultos presenciais por tempo indeterminado em Los Angeles; saiba motivo

A denominação, liderada pelo pastor André Valadão, possui mais de 700 filiais no Brasil e no exterior.

Igreja fundada por ex-jogador da seleção brasileira se torna alvo de busca e apreensão na Justiça
Religião

Igreja fundada por ex-jogador da seleção brasileira se torna alvo de busca e apreensão na Justiça

O Caso envolve os novos líderes da Manah Church, que têm ações judiciais em andamento por dívidas significativas.

Pastor Silas Malafia no evento evangélico The Send Brasil 2026, na Arena Pernambuco.
Pernambuco

Sintepe denuncia pastor Silas Malafaia ao MPPE por ataque a professores em discurso no The Send

Durante o evento, o religioso afirmou que os estudantes estão sendo "enganados pelos professores", recorrendo à narrativa do "marxismo cultural".

mais notícias

+

Newsletter