Pernambuco, 23 de Janeiro de 2025

Descricao da imagem
Descrição da imagem

Ouça a Rádio Portal

Descricao da imagem

PAPA reafirma que católicos são proibidos de participar da MAÇONARIA e filiação é "pecado grave"

15 de novembro de 2023 às 20:15

Os católicos continuam proibidos de se filiar à maçonaria. É o que reafirma o Dicastério para a Doutrina da Fé (órgão da Cúria responsável pela promoção e salvaguarda da fé e da moral), em nota datada de 13 de novembro de 2023, assinada pelo prefeito, card. Victor Fernandéz (na foto com o Pontífice), e com a aprovação do Papa Francisco.

O Dicastério respondeu a um quesito de dom Julito Cortes, bispo de Dumanguete, nas Filipinas. Dom Cortes, "depois de ilustrar com preocupação a situação em sua diocese devido ao aumento contínuo de fiéis filiados à maçonaria, pediu sugestões sobre como lidar adequadamente com essa realidade do ponto de vista pastoral, levando em consideração também as implicações doutrinárias".

Em resposta, o Dicastério chama em causa duas abordagens.

A primeira diz respeito à doutrina: "A filiação ativa de um fiel à maçonaria é proibida, devido à irreconciliabilidade entre a doutrina católica e a maçonaria (cf. a Declaração da Congregação para a Doutrina da Fé de 1983)".

Portanto, "aqueles que formalmente e conscientemente estão inscritos em lojas maçônicas e abraçaram os princípios maçônicos, se enquadram nas disposições da Declaração acima mencionada. Essas medidas também se aplicam a eventuais eclesiásticos inscritos na maçonaria".

Leia Também

A segunda abordagem diz respeito à pastoral: o Dicastério propõe aos bispos filipinos que "realizem uma catequese em todas as paróquias sobre as razões da irreconciliabilidade entre a fé católica e a maçonaria". Por fim, os bispos são convidados a considerar se devem fazer um pronunciamento público sobre esse assunto.

A Declaração de novembro de 1983 foi publicada às vésperas da entrada em vigor do novo Código de Direito Canônico. O Código substituiu o de 1917 e, entre as novidades, observou-se a ausência da condenação explícita da maçonaria e da excomunhão para seus afiliados, que estava presente no texto antigo. A Declaração, assinada pelo então cardeal Joseph Ratzinger e aprovada por João Paulo II, reiterou que os católicos afiliados a lojas maçônicas estão "em estado de pecado grave".

Da redação do Portal com informações do Vatican News

Mais Lidas

Descrição da imagem

Recife

20:43, 23 Jan

Descrição da imagem

28

°c

Fonte: OpenWeather

Descrição da Imagem

Enquete

Qual a sua expectativa sobre o governo Lula para 2025?

Notícias Relacionadas

O vídeo do culto viralizou nas redes sociais, atraindo diversas críticas. 
Desabafo

Atriz KARINA BACCHI rebate críticas após PREGAÇÃO em culto

A artista afirmou que só seguirá firme no caminho de Deus quem viver sem se preocupar com palavras malditas.

Bola de Neve
Resposta

BOLA DE NEVE se manifesta após NOVAS acusações sofridas pela viúva do APÓSTOLO RINA

O documento afirma que todos os contratos eram de conhecimento da pastora Denise Seixas, quando era vice-presidente da convenção.

A data homenageia a memória da Iyalorixá Mãe Gilda, do terreiro Axé Abassá de Ogum.
Conscientização

Dia de Combate à Intolerância Religiosa: país celebra data sobre respeito entre todas as RELIGIÕES

A celebração destaca a importância da luta pela liberdade de crença e contra o preconceito no país.

mais notícias

+

Newsletter