O rito compreende vários momentos de grande valor simbólico, nos quais são apresentados e entregues ao bispo de Roma, o Pálio e o Anel do Pescador.
18 de maio de 2025 às 08:18 - Atualizado às 08:29
Papa Leão XIV realiza Santa Missa para o início de seu pontificado e recebe insígnias episcopais Foto: Divulgação/Vaticano News
Na manhã deste domingo, 18 de maio, com a solene celebração eucarística na Basílica vaticana e na Praça São Pedro, Leão XIV inicia oficialmente seu Ministério Petrino como sucessor do apóstolo Pedro e Pastor da Igreja Católica.
O rito compreende vários momentos de grande valor simbólico, nos quais são ressaltadas as antigas insígnias episcopais “petrinas”: o Pálio e o Anel do Pescador.
O Pálio é um paramento litúrgico, tecido com lã de cordeiros, que recorda o Bom Pastor, com a ovelha perdida em seus ombros, e a tripla resposta de Pedro ao pedido de Jesus ressuscitado para apascentar suas ovelhas e cordeiros.
O Anel do Pescador tem o valor específico de um anel de sinete, que autentica radicalmente a fé, tarefa confiada a Pedro para confirmar seus irmãos. Chama-se “Anel do Pescador” porque Pedro era o Apóstolo que, ao confiar nas palavras de Jesus, arrastou as redes da pesca milagrosa para a terra firme.
A liturgia começa dentro da Basílica Vaticana. O novo Pontífice Romano desceu ao Sepulcro de São Pedro com os Patriarcas das Igrejas Orientais: ali permaneceu em oração e, depois, o incensou. A seguir, dois diáconos pegaram o Pálio, o Anel do Pescador e o Livro dos Evangelhos e se dirigiram, em procissão, para o Altar da celebração, na Praça São Pedro.
Ao lado do altar foi colocada a imagem de Nossa Senhora do Bom Conselho, do Santuário mariano de Genazzano.
Após a proclamação do Evangelho, três cardeais das três ordens (diáconos, presbíteros e bispos) e de diferentes continentes: o primeiro com o Pálio; o segundo pede, com uma oração especial, a presença e a assistência do Senhor ao Papa; o terceiro entrega o Anel do Pescador.
Após o rito simbólico de “obediência”, prestado ao Papa por doze representantes de todas as categorias do Povo de Deus, provenientes de várias partes do mundo, a celebração prosseguiu com a homilia do Pontífice.
Com informações do Vatican News
1
15:47, 23 Jun
27
°c
Fonte: OpenWeather
Evento cristão, sediado na igreja Verbo da Vida Rio Doce, reunirá grandes nomes da fé para intensificar a vida de oração e comunhão com Deus.
Além de Messi e Macedo, o cantor Maluma, o rapper Anuel AA, a atriz mexicana Thalía e o jogador Carlos González também são ou já foram moradores.
Segundo o bispo que fez a queixa, o comportamento do padre Fábio de Melo não refletiu uma postura cristã durante o episódio envolvendo o ex-gerente Jair José Aguiar da Rosa.
mais notícias
+