Pernambuco, 05 de Março de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Papa Leão XIV impõe limites na devoção a Nossa Senhora e reforça papel de Jesus na salvação

Novo documento do Vaticano alerta para uso incorreto de títulos marianos, como "corredentora", e reafirma que Jesus é o único Salvador segundo a doutrina católica.

Joice Gomes

09 de novembro de 2025 às 08:52

Pintura da primeira metade do século 17 mostra o encontro de Maria, a "corredentora", com Jesus.

Pintura da primeira metade do século 17 mostra o encontro de Maria, a "corredentora", com Jesus. Créditos: Domínio público/BBC News

O Vaticano, sob aprovação do Papa Leão XIV, publicou recentemente um documento oficial que estabelece limites claros para a devoção à Virgem Maria dentro da Igreja Católica. A iniciativa busca corrigir interpretações equivocadas sobre o papel da mãe de Jesus na teologia cristã, evitando que ela seja confundida com a única figura capaz de redimir a humanidade: Jesus Cristo.

O texto, fruto de trabalho do Dicastério para a Doutrina da Fé, proíbe o uso do título “corredentora” para Maria, explicando que essa expressão pode gerar confusão e desbalancear o entendimento da fé. Essa decisão vem após décadas de debates internos e divergências entre papas recentes, incluindo opositores como o Papa Francisco, que qualificou o uso deste título como uma “loucura”.

Embora o documento evite restringir a piedade popular, o qual é valorizado e encorajado, ele é enfático ao reforçar que a adoração deve ser dirigida somente a Deus, com a veneração a Maria mantendo-se na esfera do respeito e da intercessão, nunca da idolatria. O Papa lembra que Maria é humana e participa do plano divino como mãe de Jesus e mediadora secundária, mas não a salvadora.

A devoção mariana, que é um tesouro dentro da Igreja e possui profunda base bíblica, continua sendo incentivada, sobretudo no contexto de sua maternidade e seu papel como exemplo de fé. Expressões como “mãe dos fiéis”, “mãe espiritual” e “mãe do povo fiel” são consideradas plenamente adequadas, ao passo que o uso de “medianeira” é aceito apenas quando indica colaboração e intercessão, nunca exclusividade.

O documento também aborda um problema recorrente: o uso político da imagem de Maria. Em tempos de celebrações e até vitórias humanas, sua figura é evocada às vezes para além do espiritual, o que o Vaticano quer coibir, reforçando que o relacionamento dos fiéis com Maria permanece inalterado, mas precisa ser claramente alinhado com a doutrina católica.

Veja Também

Essa posição reafirma a centralidade de Cristo na obra da salvação, destacando que a intercessão mariana é pela ação mediadora única de Jesus, e não uma alternativa a ela. Assim, o Papa e o Vaticano reforçam não só a fé tradicional, como também um esforço ecumênico para responder às críticas históricas feitas por grupos protestantes, garantindo a unidade interna da Igreja.

Este esclarecimento de Leão XIV não deve ser visto como um rebaixamento da Virgem Maria, mas como um ajuste para proteger a doutrina e manter a harmonia da fé, valorizando a devoção popular e o papel singular de Jesus Cristo na história da salvação.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

07:37, 05 Mar

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Boato que marido da cantora Damares pediu divórcio após suposto diagnóstico de câncer é explicado
Gospel

Boato que marido da cantora Damares pediu divórcio após suposto diagnóstico de câncer é explicado

Desde o dia 1º de janeiro de 2026, Damares não realiza publicações em suas redes sociais oficiais, o que despertou a atenção de fãs e seguidores.

Luiza Possi anuncia fim de ciclo na MPB e diz que vai se dedicar a "cantar para Jesus Cristo"
Música

Luiza Possi anuncia fim de ciclo na MPB e diz que vai se dedicar a "cantar para Jesus Cristo"

Em vídeo publicado nas redes sociais, a cantora revelou que o álbum "É Só o Amor", que chega às plataformas digitais em 5 de março, será seu último trabalho voltado à MPB.

Escravos da Fé Os Arautos do Evangelho" na HBO
Exibição

STF autoriza exibição do documentário: "Escravos da Fé: Os Arautos do Evangelho" na HBO

Ministro Flávio Dino decide que proibição da série na HBO e HBO Max configurava censura, garantindo liberdade de expressão e proteção à produção audiovisual.

mais notícias

+

Newsletter