O Papa Francisco expressou sua solidariedade ao Estado do Rio Grande do Sul, no Brasil, que foi afetado por fortes inundações.

A declaração foi feita durante oração do Regina Caeli neste domingo, 5 de maio, no Vaticano.

Em entrevista ao Vatican News, Dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), descreveu a gravidade da situação, mencionando vilas e bairros completamente inundados, além da necessidade de evacuação de dezenas de milhares de pessoas.

De acordo com a Defesa Civil do Rio Grande do Sul, até o último às 09h deste domingo (5), foram registradas pelo menos 66 mortes, 101 desaparecidos e mais de 107 feridos em decorrência das chuvas intensas que assolam o estado.

PLANO MARSHALL

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, avalia que o Estado vai precisar de medidas extraordinárias de reconstrução após as fortes chuvas dos últimos dias, com apoio de todo tipo, sem diferenças políticas.

Leite reforçou que o momento “histórico” exige medidas “absolutamente extraordinárias, porque quem já foi vítima da tragédia não pode ser vítima depois da desassistência”, declarou a jornalistas durante coletiva.

O governador gaúcho frisou que as diferenças políticas precisam ser colocadas de lado no momento em que o estado enfrenta fortes chuvas.