Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Estado Islâmico mata cristãos e queima igrejas na África, denuncia organização

Facções locais ligadas ao grupo terrorista têm promovido ações violentas, incluindo decapitações.

Ricardo Lélis

09 de agosto de 2025 às 17:07   - Atualizado às 17:07

Igreja atacada pelo Estado Islâmico.

Igreja atacada pelo Estado Islâmico. Foto: Reprodução/ Redes Sociais

Organizações de monitoramento e ajuda humanitária relataram, nas últimas semanas, um aumento nos ataques contra comunidades cristãs na África Central e Meridional, com foco em Moçambique e na República Democrática do Congo.

De acordo com o Middle East Media Research Institute (MEMRI), facções locais ligadas ao Estado Islâmico têm promovido ações violentas, incluindo, decapitações, incêndios e destruição de igrejas e residências.

A Província do Estado Islâmico de Moçambique (ISMP) divulgou 20 fotografias que registrariam quatro ataques realizados no distrito de Chiure, em Cabo Delgado, no norte do país. As imagens mostrariam a invasão de vilarejos e o incêndio de uma igreja e várias casas.

Já a Província do Estado Islâmico na África Central (ISCAP) reivindicou a autoria de um ataque ocorrido em 27 de julho contra a aldeia cristã de Komanda, na província de Ituri, na República Democrática do Congo, quando 45 pessoas morreram em ataque a tiros contra uma igreja católica, com novas imagens registrando construções em chamas e os corpos das vítimas.

O vice-presidente do MEMRI, Alberto Miguel Fernandez, em entrevista à Fox News, afirmou que esses ataques são um genocídio silencioso.

Veja Também

“O que vemos na África hoje é uma espécie de genocídio silencioso ou uma guerra silenciosa, brutal e selvagem que está ocorrendo nas sombras e muitas vezes ignorada pela comunidade internacional”.

Igreja bombardeada

Um grupo extremista tomou a cidade de Alepo, na Síria, em novembro do ano passado, colocando a situação dos cristãos em perigo. Para piorar, o exército sírio bombardeou uma área da cidade como parte da tentativa de retomar o controle a atingiu uma igreja.

Os extremistas do Hayat Tahrir al-Sham (HTS) tomaram o controle de Alepo e agora há uma verdadeira guerra em andamento, já que o exército da Síria – aliado do ditador Bashar al-Assad – está contra-atacando para recuperar a importante cidade no norte do país.

O bombardeio do exército atingiu um complexo conhecido como Terra Santa College, que inclui instalações diversas, incluindo uma igreja. Os responsáveis pelo prédio informaram que durante o bombardeio no domingo, 01 de dezembro, ninguém ficou ferido:

“No dia 1º de dezembro uma bomba caiu no complexo franciscano do Terra Santa College. Graças a Deus, não houve vítimas fatais ou feridos, apenas o prédio foi danificado”, disseram os responsáveis em uma publicação.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

09:23, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

A denominação, liderada pelo pastor André Valadão, possui mais de 700 filiais no Brasil e no exterior.
Religião

Lagoinha suspende cultos presenciais por tempo indeterminado em Los Angeles; saiba motivo

A denominação, liderada pelo pastor André Valadão, possui mais de 700 filiais no Brasil e no exterior.

Igreja fundada por ex-jogador da seleção brasileira se torna alvo de busca e apreensão na Justiça
Religião

Igreja fundada por ex-jogador da seleção brasileira se torna alvo de busca e apreensão na Justiça

O Caso envolve os novos líderes da Manah Church, que têm ações judiciais em andamento por dívidas significativas.

Pastor Silas Malafia no evento evangélico The Send Brasil 2026, na Arena Pernambuco.
Pernambuco

Sintepe denuncia pastor Silas Malafaia ao MPPE por ataque a professores em discurso no The Send

Durante o evento, o religioso afirmou que os estudantes estão sendo "enganados pelos professores", recorrendo à narrativa do "marxismo cultural".

mais notícias

+

Newsletter