A informação foi divulgada por veículos italianos como Blitz Quotidiano e Il Tirreno, que apontam o nome do brasileiro entre os cerca de 136 cardeais elegíveis para ocupar o trono de São Pedro.
Dom Sérgio da Rocha e Papa Francisco. Foto: Reprodução/Redes Sociais
O arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Sérgio da Rocha, aparece em listas de possíveis sucessores do Papa Francisco, que faleceu na manhã da última segunda-feira, 21 de abril, aos 88 anos.
A informação foi divulgada por veículos italianos como Blitz Quotidiano e Il Tirreno, que apontam o nome do brasileiro entre os cerca de 136 cardeais elegíveis para ocupar o trono de São Pedro.
Embora as chances de um novo pontífice latino-americano sejam consideradas baixas por analistas como os do Il Tirreno, o nome de Dom Sérgio integra as especulações internacionais sobre o próximo líder da Igreja Católica. Membro atuante da Cúria Romana e com prestígio crescente no Vaticano, ele figura entre os cardeais brasileiros mais influentes da atualidade.
Dom Sérgio da Rocha tem 65 anos e está entre os cardeais aptos a participar do conclave, que será responsável por eleger o novo papa. Apenas membros do Colégio Cardinalício com menos de 80 anos têm direito a voto e possibilidade de eleição. Atualmente, o Brasil conta com sete cardeais eleitores entre os 132 com essa prerrogativa.
Nascido em Dobrada, no interior de São Paulo, Dom Sérgio foi criado cardeal pelo Papa Francisco em 2016. Em 2020, assumiu a Arquidiocese de São Salvador da Bahia, a mais antiga do Brasil.
No estado, recebeu reconhecimento público ao ser homenageado pela Câmara Municipal de Salvador com o título de Cidadão Soteropolitano em 2023 e, mais recentemente, como Cidadão Baiano pela Assembleia Legislativa da Bahia, em março deste ano.
O arcebispo atua fortemente em na Igreja Católica em defesa da justiça social, da valorização da Amazônia e da reforma da Cúria Romana.
Durante sua presidência na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), entre 2015 e 2019, Dom Sérgio destacou-se pela moderação e por um estilo pastoral voltado ao diálogo inter-religioso, à mediação de conflitos e à aproximação com os fiéis.
O conclave que escolherá o novo papa deve ocorrer nos próximos 15 a 20 dias, conforme as regras do Vaticano. Enquanto isso, a liderança da Igreja Católica ficará sob responsabilidade do Colégio Cardinalício.
A sucessão papal movimenta o cenário eclesiástico mundial e atrai a atenção de fiéis e autoridades católicas em todos os continentes. A expectativa cresce em torno da definição do nome que ocupará o posto mais alto da Igreja, especialmente após o histórico papado de Francisco, o primeiro da América Latina.
3
16:11, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Segundo investigações, o homem usava sua posição como líder para acessar seus alvos, e, a partir disso, explorava a confiança depositada nele pelas famílias das vítimas.
A denominação, liderada pelo pastor André Valadão, possui mais de 700 filiais no Brasil e no exterior.
O Caso envolve os novos líderes da Manah Church, que têm ações judiciais em andamento por dívidas significativas.
mais notícias
+