Pernambuco, 03 de Agosto de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Bispo é nomeado pela CNBB como representante da comunidade LGBTQIAPN+ no Brasil

Dom Arnaldo Carvalheiro Neto, de 58 anos, passa a atuar como referência nacional para iniciativas voltadas a grupos católicos integrados por fiéis da comunidade.

Gabriel Alves

29 de novembro de 2025 às 12:33   - Atualizado às 12:34

Bispo Dom Arnaldo Carvalheiro Neto junto da comunidade.

Bispo Dom Arnaldo Carvalheiro Neto junto da comunidade. Fotos: Diocese de Jundiaí/Divulgação e Reprodução. Arte: Portal de Prefeitura

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) designou o bispo da Diocese de Jundiaí, no interior de São Paulo, como responsável pelo acompanhamento pastoral da comunidade LGBTQIAPN+ no país. A indicação foi formalizada em 17 de outubro e terá validade até 2028.

Com a nomeação, Dom Arnaldo Carvalheiro Neto, de 58 anos, passa a atuar como referência nacional para iniciativas voltadas a grupos católicos integrados por fiéis LGBTQIAPN+.

Natural de São Paulo, Dom Arnaldo cursou filosofia na Faculdade Salesiana de Filosofia, Ciências e Letras, do Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL), em Lorena, e concluiu seus estudos teológicos no Instituto Teológico Rainha dos Apóstolos, em Marília. O bispo também possui especializações em direção espiritual e capelania hospitalar, realizadas em Chicago (EUA) e Dublin (Irlanda).

Ordenado sacerdote em 1997, ele foi sagrado bispo em 2016 e já atuou em diversas paróquias do interior do estado, entre elas Araçatuba, Birigui e Itapeva.

Segundo Dom Arnaldo, sua indicação ocorreu após um processo de discernimento interno da CNBB, conduzido pela presidência e pelas comissões responsáveis, que avaliam a demanda e identificam um bispo apto e disposto a assumir a função. O convite foi feito diretamente pelo secretário-geral da entidade, Dom Ricardo Hoepers.

Veja Também

Bispo critica Barroso

Durante uma homilia recente, o bispo de Formosa, Dom Adair José Guimarães, fez críticas a Luís Roberto Barroso, ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), e a decisões da Corte relacionadas a temas como o aborto.

O religioso mencionou a parábola bíblica da viúva diante do juiz, citada no Evangelho de Lucas, e afirmou que a Igreja do Brasil está em situação semelhante, manifestando-se diante das decisões do Supremo.

“Diz-se diante de um juiz indiferente, Jesus a propõe como modelo de oração confiante. A Igreja do Brasil, como esta viúva, diante de um juiz, pede a Deus para que o amor não seja legalizado no Brasil. É muito triste quando um juiz do Supremo Tribunal Federal, ao deixar o seu trabalho, deixa duas canetadas. Aprovando o aborto e aprovando enfermeiros e enfermeiras para fazer aborto. Que triste, que triste sina de um homem que por ter nascido, agora quer favorecer o infanticídio e a morte das crianças.”

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

21:24, 03 Ago

Imagem Clima

24

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Marquinhos Meneses recebe o carinho da esposa
Doença

Esposa de Marquinhos Menezes emociona ao revelar momento difícil durante tratamento do cantor

Lilian Azevedo compartilhou detalhes da batalha enfrentada pelo cantor gospel e destacou a força da família em meio ao tratamento.

Mãe de Santo conhecida como "feiticeira dos políticos" gastou R$ 100 mil em estátua do Diabo de 11 m
Vídeo

Mãe de Santo conhecida como "feiticeira dos políticos" gastou R$ 100 mil em estátua do Diabo de 11 m

Preservando o anonimato sobre sua identidade, a líder espiritual garantiu que arcou com todos os custos de forma independente.

Estátua gigante em homenagem ao Diabo chama atenção no Ceará
Devoção

Estátua gigante em homenagem ao Diabo chama atenção no Ceará

Mãe Rainha das Trevas, líder religiosa no local, afirma que o monumento é o maior do mundo dedicado à entidade. Não há, porém, registro oficial que comprove essa informação.

mais notícias

+

Newsletter