Pernambuco, 04 de Outubro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Vitória de Santo Antão passa a distribuir contraceptivo Implanon no Programa de Saúde da Mulher

Trata-se de um pequeno bastão flexível, colocado sob a pele do braço, que libera hormônios continuamente, garantindo proteção contra gravidez por até três anos. 

19 de julho de 2025 às 17:55   - Atualizado às 18:24

Vitória de Santo Antão passa a distribuir contraceptivo Implanon no Programa de Saúde da Mulher

Vitória de Santo Antão passa a distribuir contraceptivo Implanon no Programa de Saúde da Mulher Foto: Divulgação

Vitória de Santo Antão passou a oferecer em sua Rede Municipal de Saúde, o Implanon: implante contraceptivo subdérmico, de longa duração e altamente eficaz. Com mais de 99% de precisão, o método é ideal para mulheres que têm dificuldade em aderir a outros meios contraceptivos, como pílulas ou injetáveis.

Trata-se de um bastão flexível de pequeno tamanho, colocado sob a pele do braço, que libera hormônios continuamente, garantindo proteção contra gravidez por até três anos. 

Após o período, o implante deve ser removido, podendo ser imediatamente substituído por um novo, com a fertilidade retornando após a retirada. Por ora, o município está priorizando a inserção do método em adolescentes, mulheres em situação de rua, pacientes em acompanhamento psiquiátrico e mulheres vivendo com HIV/AIDS.

O contraceptivo hormonal entrou recentemente no rol de medicamentos do Ministério da Saúde e Vitória é o primeiro município do interior pernambucano a ofertá-lo em sua rede. Rosana Ferreira, secretária executiva de Saúde e Bem-Estar, garantiu que a ideia é ampliar o público beneficiado o mais breve possível, com a distribuição gratuita em todos os postos de saúde.  

“É um método novo e muito eficaz que chega com o objetivo de fortalecer o planejamento familiar, sempre com segurança e de forma humanizada. Vamos aplicar em algumas unidades de saúde de referência e depois vamos chegar nas demais. Além disso, nossa rede está capacitada para fazer o implante”, salientou Rosana durante o lançamento na última quarta-feira, 16 de julho.

Veja Também

Ainda sobre seu funcionamento, o implante regula o ciclo menstrual, aliviando cólicas, dores e sangramentos intensos da endometriose, além de reduzir sintomas da TPM, como irritabilidade, inchaço e dores gerais. Ana Vitória, que foi mãe recentemente, comemorou por ter sido agraciada.

“Eu já tinha interesse, pesquisei e vi como era. Em uma das consultas com a bebê, eu fui perguntada se queria colocar, e fiz. Foi muito boa essa oportunidade de me prevenir”, encerrou.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

21:27, 04 Out

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Operação policial apreende 142 kg de droga em Vitória de Santo Antão
Operação

Polícia Militar apreende 142 quilos de maconha na BR-232, em Vitória de Santo Antão

Os dois indivíduos que estavam na motocicleta com parte do material, conseguiram fugir durante a abordagem e, até o momento, não foram localizados

UBS+ Matriz  Clínica do Idoso Pedro Queiroz, no bairro da Matriz. Localizada em frente à Praça Dom Luís de Brito.
Cuidados

Vitória de Santo Antão inaugura clínica para atendimento especializado à população idosa

A proposta é ampliar a assistência voltada à população idosa e oferecer acompanhamento contínuo, com ações de prevenção e cuidados direcionados às necessidades desse público.

O jovem recebeu os primeiros socorros e foi encaminhado ainda com vida ao Hospital João Murilo de Oliveira, no município. No entanto, ele não resistiu aos ferimentos provocados pela queda.
Acidente

Jovem de 22 anos é arremessado de moto e morre após perseguição da Polícia Militar em Vitória de Santo Antão

O jovem recebeu os primeiros socorros e foi encaminhado ainda com vida ao Hospital João Murilo de Oliveira, no município. No entanto, ele não resistiu aos ferimentos provocados pela queda.

mais notícias

+

Newsletter