Motociclista morre ao tentar desviar de bueiro no Recife. Foto: Divulgação
Na manhã desta sexta-feira, 14 de janeiro, um acidente fatal ocorreu na Rua Sebastião Malta Arcoverde, no bairro do Parnamirim, Zona Norte do Recife (assista vídeo abaixo).
Um motociclista tentou desviar de uma boca de lobo, mas perdeu o controle, caiu na via e acabou atropelado por um ônibus que seguia no mesmo sentido.
Câmeras de segurança registraram o momento em que a vítima trafegava normalmente, mas perdeu o equilíbrio ao tentar desviar da tampa da boca de lobo e caiu diretamente na pista.
O motorista do ônibus não conseguiu frear a tempo e atingiu o motociclista, que, sendo assim, acabou sofrendo ferimentos graves.
"Quando eu fiz a curva, só escutei a pancada e o barulho da moto caindo. Não imaginava que tinha passado por cima dele, mas sim da moto. Na mesma hora, eu parei, acendi o alerta, desci e vi que ele já estava em um estado bem complicado. Eu estou sem chão, infelizmente aconteceu", afirmou o motorista do ônibus à TV Guararapes.
Contudo, testemunhas acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que chegou em poucos minutos e prestou os primeiros socorros ainda na via. Os socorristas encaminharam o motociclista para uma unidade de saúde próxima, mas ele não resistiu.
O acidente afetou a mobilidade da região. Agentes da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) organizaram o fluxo de veículos e isolaram a área até a conclusão da perícia.
Recifenses perdem, em média, 55 minutos por dia no transporte público, segundo o Relatório Global sobre Transporte Público 2024, elaborado pela Moovit. A capital pernambucana ocupa a quarta pior posição do país, atrás de Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo.
O estudo analisou informações de 76 mil usuários em várias cidades do mundo e dez regiões metropolitanas brasileiras: Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.
Passageiros também enfrentam longos tempos de espera pelo transporte público. O Recife lidera o ranking nacional e ocupa a quarta pior posição global, entre as cidades analisadas. Em média, um passageiro aguarda 20 minutos por trecho.
Quem usa transporte público para ida e volta perde, em média, 40 minutos por dia apenas esperando. Em dias úteis, esse tempo chega a mais de três horas por semana e 13 horas por mês. No total, recifenses passam cerca de 160 horas por ano, o equivalente a seis dias inteiros, apenas aguardando condução.
Passageiros que utilizam mais de um meio de transporte por trajeto enfrentam um tempo ainda maior de deslocamento.
O levantamento da Moovit também investigou melhorias que incentivariam o uso do transporte público. Entre os recifenses, 35% afirmaram que gostariam de uma maior quantidade de veículos, 13% apontaram a necessidade de passagens mais baratas, quase 10% destacaram a importância de viagens mais rápidas e 3% mencionaram a limpeza dos veículos.
1
2
3
12:36, 16 Mar
30
°c
Fonte: OpenWeather
O único gol foi marcado por Fabricio Domíngues, aproveitando o rebote da finalização de Gustavo Maia, já no segundo tempo.
A rota percorrerá os bairros da Zona Norte, contará com bilhete único e terá ar condicionado.
Medida ocorre após frequentadores do local organizarem um abaixo-assinado para tentar impedir a mudança.
mais notícias
+