Pernambuco, 12 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Vereadores do PSB e aliados articulam para tentam barrar votação de impeachment de João Campos

Caso a manobra seja colocada em prática, a Câmara pode descumprir o Decreto-Lei 201 de 1967, que define os procedimentos em casos de processos de impedimento de prefeito e vereadores.

19 de janeiro de 2026 às 19:15   - Atualizado às 19:32

Vereadores do PSB e aliados articulam para tentam barrar votação de impeachment de João Campos

Vereadores do PSB e aliados articulam para tentam barrar votação de impeachment de João Campos Foto: Arte/Montagem Portal de Prefeitura

Desde o início de janeiro, a Câmara Municipal do Recife se aproveita do recesso parlamentar para seguir no silêncio em relação ao inédito pedido de impeachment contra o prefeito João Campos (PSB), protocolado no último dia 2 de janeiro pelo vereador Eduardo Moura (NOVO).

Nos corredores da Casa de José Mariano, governistas evitam falar sobre o assunto. Entre os oposicionistas, cresce a expectativa para saber se o pedido, realmente, será colocado em votação na primeira sessão ordinária do ano, no próximo dia 3 de fevereiro. Informações colhidas em reserva de fonte, indicam que vereadores do PSB estariam se movimentando nos bastidores para que o pedido de impeachment não seja lido nem votado na sessão que abre o ano legislativo.

Caso a manobra seja colocada em prática, a câmara pode descumprir o Decreto-Lei 201 de 1967, que define os procedimentos em casos de processos de impedimento de prefeito e vereadores. Pelo decreto federal, o pedido deve ser analisado e votado pelas câmaras municipais na primeira sessão subsequente, após o recebimento da denúncia por parte do presidente da Casa, o que já ocorreu.

Por falar em Romerinho Jatobá (PSB), durante uma inauguração da Ponte do Arruda ao lado do prefeito João Campos, na quinta-feira da semana passada (15), Romerinho comentou que o rito seguirá normal, e que considera o pedido ‘descabido’.

“É direito de qualquer vereador cumprir os pré-requisitos que a lei determina, solicitar o impeachment por achar algo indevido. Eu, particularmente, acho descabido, mas a gente vai seguir o regimento e o rito que a câmara oferece”, garantiu Jatobá.

Veja Também

O pedido de impeachment contra o prefeito João Campos, se baseou no caso sobre a “furada de fila” no concurso para procurador do município, em que o prefeito nomeou um candidato classificado em 63° lugar, Lucas Vieira da Silva, para a vaga destinada a um outro concorrente, Marko Venicio Batista, aprovado na seleção para Pessoa com Deficiência (PCD).

O caso ganhou destaque em toda a mídia nacional e incomodou as hostes do PSB. Depois da repercussão negativa, João Campos recuou e decidiu ‘desnomear’ Lucas, e oficializar a nomeação de Marko, o real detentor da vaga.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

20:59, 12 Fev

Imagem Clima

24

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Projeto para implantação de uma praça e área de lazer no bairro de Afogados, no Recife.
Entrega

No Recife, Governo Raquel Lyra atende demanda histórica com construção de nova praça em Afogados

O projeto foca na urbanização da área adjacente ao Canal do ABC, próximo à comunidade Escorregou Tá Dentro.

Lula vai estar presente em fábrica de Suape e também no Galo da Madrugada.
Agenda

Lula visita Pernambuco, inaugura expansão da Aché em Suape e participa do Galo da Madrugada

Presidente cumpre agenda no Complexo de Suape com investimento de R$ 267 milhões e acompanha desfile do maior bloco carnavalesco do mundo no Recife.

Rei e Rainha do Carnaval 2026 Igarassu.
Celebração

Prefeitura de Igarassu realiza cerimônia festiva para eleger Rei e Rainha do Carnaval 2026

O evento contou com a participação do secretário de Governo César Ramos, que nomeou Aylys Gomes e Pedro Lukas como representantes da folia.

mais notícias

+

Newsletter