Maestro Duda no Carnaval, comemora seus 90 anos com a orquestra sinfônica do Recife Foto: Arquivo/Fundac
Nesta quarta-feira (5), a Orquestra Sinfônica do Recife soprará os metais do frevo na programação cultural da cidade. Um dos conjuntos orquestrais mais antigos em atividade ininterrupta do Brasil renderá homenagem ao Maestro Duda, patrimônio vivo de Pernambuco, por ocasião de seus 90 anos. O concerto gratuito, oferecido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, será no Teatro de Santa Isabel, a partir das 20h.
A apresentação integra a temporada de concertos 2025 da Orquestra, também declarada patrimônio cultural, só que da capital pernambucana. Sob a regência do maestro titular da Orquestra, Lanfranco Marcelletti Jr., a programação contará ainda com a participação especial de dois solistas: a violista Raquel Paz e o trompetista Helder Passinho.
Os ingressos serão distribuídos pela internet e presencialmente. No dia da apresentação, a distribuição inicia às 10h, no site https://ingressossantaisabel.recife.pe.gov.br/. A partir das 19h, também haverá distribuição na bilheteria do teatro.
O repertório preparado pelo maestro Lanfranco para a celebração a Duda, seus talentos e sua valiosa e expressiva contribuição para a música pernambucana contará com quatro peças, metade delas compostas pelo homenageado. Dele, serão tocadas “Uma Visão Nordestina” e “Concerto para Trompete e Orquestra”. Além disso, a Orquestra executará ainda a inédita “Serenata para Viola”, de autoria do integrante da Orquestra Marcos Antunes, e “Redes”, de Silvestre Revueltas.
Sobre Duda - Nascido José Ursicino da Silva, Duda se sagrou um dos nomes mais emblemáticos do frevo pernambucano, tendo dedicado ao ritmo boa parte de sua escrita e também de sua prática musical. Colecionador de talentos e atributos, é regente, arranjador e instrumentista, além de compositor, considerado um dos sete corações do frevo, que se renova pulsando nas ruas da alegria do povo pernambucano há muitos carnavais.
Premiado compositor, com incursões também no choro e no samba, tendo sido gravado até por Jamelão, é tão fluente nos acordes que embalam multidões quanto na música erudita. Além de ter várias peças escritas para banda e orquestra, chegou a integrar esta mesma Orquestra Sinfônica do Recife, que agora lhe rende homenagem. Foi ainda professor do Conservatório Pernambucano de Música, além de ter trabalhado na TV Jornal e na TV Bandeirantes, tendo percorrido, com talento e coragem inabaláveis, todos os caminhos que a música abriu em sua vida.
2
3
4
03:17, 13 Fev
24
°c
Fonte: OpenWeather
O projeto foca na urbanização da área adjacente ao Canal do ABC, próximo à comunidade Escorregou Tá Dentro.
Presidente cumpre agenda no Complexo de Suape com investimento de R$ 267 milhões e acompanha desfile do maior bloco carnavalesco do mundo no Recife.
O evento contou com a participação do secretário de Governo César Ramos, que nomeou Aylys Gomes e Pedro Lukas como representantes da folia.
mais notícias
+