Mãe de jovem que precisava de transplante de coração comemora chegada do órgão no Recife. Foto: Reprodução
O estudante Pedro Henrique, de 17 anos, recebeu um novo coração no sábado, 16 de agosto, após enfrentar complicações graves causadas por uma miocardite. A cirurgia de transplante foi realizada com sucesso e, segundo informações médicas, o jovem já iniciou os cuidados pós-operatórios necessários para a recuperação.
Pedro estava internado há mais de dois meses em uma unidade de saúde, período em que sobreviveu com o auxílio de equipamentos como a máquina ECMO e um Dispositivo de Assistência Ventricular. Esses aparelhos funcionaram como suporte vital até que surgisse um órgão compatível para a realização do procedimento.
O coração que devolveu a chance de vida a Pedro chegou ao hospital em uma operação que mobilizou a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS). O órgão foi transportado de forma rápida pelo Grupamento Tático Aéreo (GTA), em uma missão marcada pela emoção.
Joana Ferreira, mãe do adolescente, compartilhou imagens do momento da chegada do órgão no Memorial Star, no Recife. O vídeo mostra a comemoração dos profissionais da saúde que estavam envolvidos na cirurgia do jovem.
“Esperança que voa! Na manhã deste sábado (16), o GTA realizou uma missão ainda mais especial: transportar um coração que vai salvar uma vida. Um jovem, que aguardava um doador com o auxílio de um coração artificial, agora tem a chance de recomeçar. A emoção dos familiares, que narra trechos do transporte do órgão, reforça nosso compromisso em salvar vidas”, publicou a SDS, nas suas redes sociais, sobre o vídeo publicado pela mãe.
O Brasil bateu recorde histórico em 2024, com mais de 30 mil transplantes realizados pelo SUS, aumento de 18% em relação a 2022. Porém, cerca de 78 mil pessoas ainda esperam na fila por um órgão ou tecido.
Entre os órgãos mais transplantados estão os rins (cerca de 6,3 mil), fígados (cerca de 2,4 mil) e córneas (cerca de 17 mil). Apesar do avanço, as doações de doadores efetivos caíram levemente, e apenas 55% das famílias aceitaram doar os órgãos de entes falecidos.
O Ministério da Saúde lançou o programa PRODOT para capacitar equipes e reduzir negativas das famílias, além da prova cruzada virtual para agilizar compatibilidade e reduzir rejeições
2
23:26, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) ameaçou paralisar as atividades durante a passagem do bloco, mas decidiram em Assembleia manter os serviços.
Nesta sexta (13), foram registrados 52,2mm de chuva no pluviômetro localizado na sede da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac).
Recurso tenta derrubar decisão que manteve marca ligada ao tradicional bloco carnavalesco.
mais notícias
+