Pernambuco, 06 de Novembro de 2025

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Recife se torna capital nordestina com maior geração de empregos em agosto, diz Caged

O resultado de agosto do Recife é fruto de 20.760 admissões frente a 18.804 desligamentos.

Gabriel Alves

01 de outubro de 2025 às 15:17   - Atualizado às 15:24

Marco Zero, no Recife.

Marco Zero, no Recife. Foto: Gabriel Alves/Arquivo Pessoal

Dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), apontam que o Recife fechou o mês de agosto com saldo positivo de 1.956 empregos gerados. O número coloca a cidade como a capital do Nordeste que mais gerou empregos neste período e continua sendo a cidade pernambucana que mais emprega em todo o estado.

A pesquisa, divulgada na segunda-feira, 29 de setembro, revela também que o crescimento em 2025 está acima de 3,4% em relação ao mesmo período do ano passado. Nos oito primeiros meses deste ano, já são 17.847 postos formais de resultado.

“Fechamos o mês de agosto com saldo positivo e ainda alcançamos a liderança de empregos gerados dentre as capitais do Nordeste. Acreditamos que as festividades do final de ano vão elevar ainda mais os próximos resultados em nossa cidade. Continuamos otimistas quanto aos resultados”, comemorou Carlos Andrade Lima, secretário de Desenvolvimento Econômico do Recife.

O resultado de agosto do Recife é fruto de 20.760 admissões frente a 18.804 desligamentos. Seguido da capital pernambucana, as capitais que mais geraram empregos foram Fortaleza (CE), com saldo de 1.898; a vizinha João Pessoa (PB), com 1.724; e São Luiz (MA), que registrou, segundo o Novo Caged, 1.618 empregos.

Diferente do que comumente a pesquisa aponta, o setor da Construção Civil liderou o número de empregos gerados com 970 postos de trabalhos ocupados de saldo demonstrando que o setor permanece aquecido na cidade. Serviços aparece logo em seguida, com 488 vagas de empregos preenchidas; Comércio com 415 contratações celebradas; e a Indústria com 86. Na análise por gênero, os homens responderam por 72% do saldo de vagas (1.405), enquanto as mulheres representaram 28% (551).

Outra pesquisa do Caged

Segundo os dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados na segunda-feira, 29 de setembro, Pernambuco registrou saldo positivo de 12.692 vagas com carteira assinada, garantindo a liderança no Nordeste e a terceira maior geração de empregos do Brasil.

"Os números divulgados pelo Novo Caged reforçam que Pernambuco está colhendo os frutos de uma política econômica estruturada, focada em planejamento, investimento público eficiente e fortalecimento da iniciativa privada. A posição de destaque no cenário nacional reflete o compromisso do Governo de Pernambuco com a geração de oportunidades, a retomada de obras estruturantes e o estímulo a setores estratégicos da nossa economia. Seguiremos trabalhando cada vez mais firmes para garantir um ambiente favorável ao emprego, ao empreendedorismo e ao desenvolvimento sustentável do nosso estado", ressaltou a governadora Raquel Lyra.

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

17:42, 06 Nov

Imagem Clima

28

°c

Fonte: OpenWeather

Icone Enquete

Enquete

Você confia nos institutos de pesquisa que divulgam dados sobre política?

Notícias Relacionadas

Projeto da nova ponte Casa ForteCordeiro.
Prefeitura

No Recife, projeto de ponte vai desapropriar mais de 100 famílias; confira lozalização

Moradores afirmam que não houve reunião pública com a comunidade e que as informações sobre as desapropriações foram descobertas por acaso.

Metrô do Recife.
Serviço

Metrô do Recife funcionará no próximo domingo (9) para o Enem; veja os horários

Desde 2024, o Metrô do Recife não funciona aos domingos, exceto em casos excepcionais, para manutenção da rede.

João Campos e Simpere
Educação

Itaú compra precatórios do Fundef dos professores do Recife por R$ 443,4 milhões; SAIBA MAIS

Gestão Campos antecipa precatórios do Fundef com deságio de 21,8% e abre mão de R$ 124 milhões, reduzindo verba dos professores.

mais notícias

+

Newsletter