Manifestantes entram em confronto com a PM e a Guarda ao tentarem invadir a Prefeitura do Recife. Foto: Reprodução /TV Guararapes
Uma confusão entre agentes da Guarda Municipal, policiais militares e manifestantes marcou a manhã e a tarde desta terça-feira, 14 de outubro, em frente à sede da Prefeitura do Recife, no Cais do Apolo, área central da cidade.
O confronto ocorreu durante um protesto organizado por integrantes do Movimento dos Trabalhadores por Moradia Digna (MTMD), que reivindicam políticas habitacionais e melhores condições de moradia.
Uma mulher ficou ferida durante o tumulto e precisou ser levada para uma unidade hospitalar em uma viatura da Polícia Militar. Manifestantes relataram que ela teria sofrido um corte na cabeça no meio da confusão. Ainda não há informações sobre o estado de saúde da vítima.
Imagens exibidas pela TV Guararapes mostram momentos de tensão entre agentes de segurança e manifestantes, com troca de empurrões, uso de spray de pimenta e cassetetes. No vídeo, é possível ver guardas e policiais tentando conter o avanço dos manifestantes, que tentavam invadir a sede da Prefeitura.
O confronto começou quando parte dos manifestantes rompeu as barreiras metálicas instaladas para isolar a entrada do prédio. Em meio ao tumulto, alguns participantes teriam atirado garrafas e pedaços de madeira contra os agentes. Os guardas municipais, posicionados atrás das grades de proteção, reagiram com spray de pimenta para tentar conter a aglomeração.
Os ânimos ficaram exaltados e, em determinado momento, os policiais militares que apoiavam a segurança também intervieram. A ação provocou correria e gritos entre os presentes, além de muita fumaça provocada pelo spray usado na dispersão.
O tumulto em frente à Prefeitura ocorreu pouco depois de outro ato realizado mais cedo, quando o mesmo grupo bloqueou a Avenida Martins de Barros, nas proximidades da Ponte Maurício de Nassau, no bairro de Santo Antônio. Pneus foram queimados e o Corpo de Bombeiros precisou ser acionado para conter as chamas e liberar o tráfego.
Em nota oficial, a Prefeitura do Recife informou que "mantém diálogo permanente com os movimentos sociais e está à disposição pra receber uma comissão de representantes do protesto para ouvir e avaliar suas demandas".
A nota destaca que "a gestão executa a maior política habitacional da história da cidade e, nos últimos meses, começou as obras dos habitacionais Caranguejo Tabaiares, Comunidade do Bem 1 e 2, São José e Vila Aeronáutica 1 e 2, além de ter entregue o conjunto Papa Francisco".
1
2
3
17:58, 06 Nov
28
°c
Fonte: OpenWeather
De acordo com o Iphan, a concessionária Viva Parques, que administra o Parque da Jaqueira desde 10 de março deste ano, não deu entrada no pedido de licença.
Moradores afirmam que não houve reunião pública com a comunidade e que as informações sobre as desapropriações foram descobertas por acaso.
Desde 2024, o Metrô do Recife não funciona aos domingos, exceto em casos excepcionais, para manutenção da rede.
mais notícias
+