Pernambuco, 05 de Outubro de 2024

Descricao da imagem
Descrição da imagem

Ouça a Rádio Portal

Descricao da imagem

FAV realiza Campanha de Prevenção da Ambliopia em Jaboatão dos Guararapes

O objetivo é detectar e tratar casos popularmente conhecidos como "olho preguiçoso", que, se diagnosticado precocemente, pode ser corrigida com sucesso.

30 de setembro de 2024 às 08:03   - Atualizado às 14:25

FAV realiza Campanha de Prevenção da Ambliopia.

FAV realiza Campanha de Prevenção da Ambliopia. Arte: Divulgação.

A Fundação Altino Ventura (FAV), em parceria com as Secretarias de Saúde e Educação do município de Jaboatão dos Guararapes, realizará uma campanha de triagem visual destinada a crianças de 5 a 10 anos matriculadas na rede municipal de ensino na 6ª Regional (Rodovalho).

O objetivo é detectar e tratar casos de ambliopia, popularmente conhecida como "olho preguiçoso", que, se diagnosticada precocemente, pode ser corrigida com sucesso. A ação ocorrerá na Escola Municipal de Tempo Integral José Rodovalho, em Candeias, Jaboatão dos Guararapes-PE, em duas etapas, a primeira mo período de 30 de setembro a 4 de outubro, e a segunda no período de 21 a 23 de outubro.

Entre no nosso canal de transmissão e fique por dentro das nossas notícias

Na primeira etapa do projeto será realizado a triagem visual de 600 a 1.000 crianças matriculados na rede municipal de ensino. Durante essa fase, as crianças com acuidade visual de 20/40 e/ou pior serão selecionadas para a segunda etapa, que envolve exames oftalmológicos mais detalhados. Estima-se que 200 crianças atendam aos critérios de inclusão para essa próxima fase. 

Na segunda etapa, prevista para os dias 21 a 23  de outubro, mais de 60 crianças por dia, passarão por outros exames oftalmológicos complementares. 

Uma equipe de médicos oftalmologistas contando com auxílio de equipe de assistentes oftálmicos e administrativa, fará a execução Projeto, com o apoio de profissionais das secretarias de saúde e de Educação de Jaboatão dos Guararapes.

Com esta ação, espera-se não apenas identificar e tratar precocemente crianças com problemas de visão, incluindo a ambliopia, os erros de refração, estrabismo, etc. uma equipe de oftalmologistas especialistas da FAV estabelecerão critérios de prioridade de atenção visual para combater a deficiência visual, melhorando a resposta atenção visual na escolaridade e a qualidade de vida das crianças.

Casos mais complexos clínicos e cirúrgicos receberão atendimento especializado oftalmológico no Complexo Oftalmologoco e de Reabilitação para pessoas com deficiências da FAV, no bairro da Iputinga em Recife.

Ambliopia

A ambliopia, ou "olho preguiçoso", é uma condição ocular que pode afetar crianças e persistir na vida adulta causando prejuízos no rendimento visual. Ocorre quando existe baixa da acuidade visual, que pode ser uni ou bilateral. Pode ser causada por diversos transtornos da visão, incluindo erros refrativos (miopia, hipermetropia, astigmatismo e anisometropia (significativa de refração entre os dois olhos), estrabismo (desalinhamento dos olhos), catarata congênita, opacificação da córnea, entre outros.

A acuidade do paciente nestes casos de ambliopia não conseguem atingir a acuidade visual normal, mesmo com o uso de óculos ou lentes de contato. Isso ocorre porque o cérebro começa a favorecer o olho mais forte e suprime a visão do olho mais fraco, levando a uma falha no desenvolvimento visual adequado desse olho. Dentre estes, as causas mais comuns de ambliopia são  o estrabismo e a anisometropia.

O tratamento da ambliopia envolve estimular o uso do olho afetado para fortalecer sua função visual. Métodos como o uso de óculos corretivos, tampão no olho mais forte ou colírios que desfocam temporariamente o olho dominante são comumente utilizados.

Quando a criança apresenta catarata congênita deve ser diagnosticada de preferência dentro do primeiro ano de vida para obter melhor prognóstico visual. Os melhores resultados visuais das crianças tratadas de maneira geral são obtidos quando o diagnóstico e tratamento é feito precocemente, dentro do período de maior neuroplasticidade, ou seja, a plasticidade cerebral durante a infância facilita a melhora visual.

Sobre a Fundação Altino Ventura (FAV)

A Fundação Altino Ventura é uma instituição filantrópica, 100% SUS, dedicada ao atendimento oftalmológico e à reabilitação de pessoas com múltiplas deficiências, atendidas no seu Centro de Reabilitação "Menina dos Olhos" - CER IV.

Desde 1986, a FAV se destaca por oferecer serviços de alta qualidade, promovendo a saúde ocular e o desenvolvimento científico por meio do seu Departamento de Investigação Científica, além de formar novos especialistas em oftalmologia através do seu Departamento de Ensino. Com esses serviços, a FAV gera saúde, dignidade e qualidade de vida para milhares de brasileiros.

Mais Lidas

Descrição da imagem

Recife

18:03, 05 Out

Descrição da imagem

27

°c

Fonte: OpenWeather

Descrição da Imagem

Enquete

De quem é a culpa pelo fracasso do futebol pernambucano?

Notícias Relacionadas

Gilson Machado em entrevista ao Portal de Prefeitura.
Suspenso

'Isso acontece com quem bate de frente com o sistema', diz Gilson Machado ao ter redes bloqueadas

Em uma mensagem, o candidato à Prefeitura do Recife comparou a situação com o ocorrido com o candidato Pablo Marçal, em São Paulo, sugerindo que a "democracia" de esquerda estaria tentando silenciar sua campanha.

Fachada do berçário CFC Baby, na Zona Norte do Recife.
Situação

RECIFE: Berçário em que BEBÊ de 1 ano e 2 meses foi AGREDIDA não tem ALVARÁ, diz Conselho Municipal

A escola está sob investigação da Polícia Civil e do Ministério Público desde a semana passada, após a vítima ter sido mordida por outra criança enquanto dormia, indicando a ausência de supervisão adequada.

Apresetadora Anne Barretto emocionada.
Choro

VÍDEO: Apresentadora se emociona ao ver desespero da mãe do menino que morreu em Academia no Recife

Ao longo da transmissão, a Anne Barreto expressou sua solidariedade à família de Thomas e fez um apelo por maior segurança em espaços públicos para evitar que tragédias como essa voltem a acontecer.

mais notícias

+