Criminosos roubam fios de sinal de trânsito no Recife Foto: Reprodução/Tv Globo
Imagem registrada por câmera de segurança da CTTU (Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano), mostram criminosos escalando postes e roubando sinais de trânsito. Em um dos flagrantes, um homem sobe na estrutura e corta os fios de cobre do equipamento.
Vários roubos de semáforos e fios na capital pernambucana vem virando cotidiano. Segundo a CTTU, os furtos contribuem para a falta de sinalização em diferentes pontos da cidade, o que pode provocar acidentes de trânsito. De acordo com a autarquia, entre setembro de 2025 e maio de 2026, foram registrados mais de 100 boletins de ocorrência sobre furtos de semáforos.
Para evitar as escaladas com furtos registradas pelas câmeras, a CTTU informou que iniciou a instalação de dispositivos antiescalada nos sinalizadores, que são equipamentos que dificultam a subida de pessoas.
A gente também está colocando alguns dispositivos, que o pessoal já deve ter visto pelas ruas, que são dispositivos antiescalada. Eles impedem a escalada porque, pelas câmeras, a gente observou que eles sobem no semáforo para cortar cabos ou furtar o grupo focal. O dispositivo tenta justamente evitar essa ação”, afirmou Dalmário Barros, gerente de tecnologia da CTTU.
Outra peça que frequentemente é alvo de furtos é a caixa que guarda o controlador do semáforo, embora não tenha valor comercial. O equipamento costuma ser levado por engano, já que se assemelha a um computador e chama atenção pelo funcionamento eletrônico.
Segundo a CTTU, em 2023 foram substituídos cerca de 200 controladores na cidade. Os demais equipamentos têm entre 15 e 20 anos de uso. Em caso de ocorrências de trânsito, como semáforos com defeito ou ausência de sinalização, a população pode acionar o órgão fazendo uma ligação gratuita para o número 0800 081 1078.
Veja o vídeo abaixo:
2
3
4
12:04, 05 Ago
27
°c
Fonte: OpenWeather
A operação foi conduzida pela Auditoria-Fiscal do Trabalho, vinculada ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), com participação do Ministério Público do Trabalho (MPT) e da PF.
Após os procedimentos na sede da corporação, a suspeita foi encaminhada para audiência de custódia e ficou à disposição da Justiça Estadual.
Suspeita de 54 anos foi detida em flagrante por tráfico interestadual de drogas após perícia confirmar a presença de cocaína na bagagem.
mais notícias
+