Pernambuco, 14 de Abril de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

CNH sem autoescola: Sindicatos de formação de condutores marcam protesto no Recife nesta quinta (23)

As entidades argumentam que a flexibilização da formação ameaça milhares de empregos e coloca em risco a segurança nas vias do país.

Ricardo Lélis

22 de outubro de 2025 às 19:10   - Atualizado às 19:10

Pátio da autoescola do Detran.

Pátio da autoescola do Detran. Foto: Divulgação/Detran PE

Os sindicatos que representam as autoescolas de Pernambuco anunciaram uma manifestação para esta quinta-feira, 23 de outubro, no Recife, em protesto contra a decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de acabar com a obrigatoriedade dos cursos em autoescolas para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

O ato é organizado pelo Sindicato dos Centros de Formação de Condutores de Pernambuco (SindCFC-PE) e pelo Sindicato dos Trabalhadores, Diretores e Instrutores de Autoescolas e Centros de Formação de Condutores do Estado (Sintrainstru-PE).

De acordo com os organizadores, o protesto será “pacífico e ordeiro”, sem ocupação total das vias. O objetivo, afirmam, é alertar a sociedade e as autoridades públicas sobre os impactos sociais e econômicos da proposta do governo federal.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

As entidades argumentam que a flexibilização da formação de condutores ameaça milhares de empregos e coloca em risco a segurança nas vias do país.

A concentração está marcada para as 10h, em frente à Fábrica Tacaruna, de onde os participantes seguirão em caminhada pela Avenida Agamenon Magalhães, passando pelo Viaduto Joana Bezerra e Polo Pina, retornando até o Bompreço Parque Amorim.

O trajeto segue pela Rua da Soledade e Avenida Conde da Boa Vista, com encerramento previsto às 13h, nas imediações da Praça da República, em frente à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

Deputado contra a medida

O deputado federal Coronel Meira (PL-PE) tem se destacado como principal voz contrária à proposta do governo federal que pretende acabar com a obrigatoriedade das autoescolas para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Em discurso na Câmara dos Deputados, ele classificou a medida como um verdadeiro “crime contra a segurança no trânsito” e vem mobilizando parlamentares para barrar a mudança.

“Estamos falando de um trabalho que salva vidas. Retirar a obrigatoriedade das autoescolas é desqualificar a formação dos motoristas e abrir espaço para um ensino precarizado”, afirmou o deputado. Ele destacou que a formação atual, com aulas presenciais e veículos com duplo comando, é fundamental para preparar motoristas conscientes e capacitados.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

23:55, 14 Abr

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Vereador do Recife Felipe Alecrim.
Vídeo

Felipe Alecrim denuncia que mais de 15 mil estão sem BPC no Recife por negligência da prefeitura

O vereador lembrou que o Governo Federal exige que as gestões municipais realizem visitas para que o benefício seja renovado.

Pabllo Vittar se aresenta no campus da UFPE, no Recife.
Pop

Recife recebe Pabllo Vittar com show non-stop no campus da UFPE

Apresentação integra turnê de 10 anos da artista e aposta em formato contínuo inspirado em sets de DJs

Operação da PF apreende perfumes importados no aeroporto do Recife
Operação

Polícia Federal apreende perfumes importados no Aeroporto dos Guararapes; equivalentes a R$ 75 mil

A apreensão ocorreu durante fiscalização de rotina, quando foi identificada uma grande quantidade de produtos sendo transportados por um passageiro

mais notícias

+

Newsletter