Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

CNH Social: Câmara do Recife aprova criação do programa que oferece carteira de habilitação gratuita

A matéria foi aprovada, por unanimidade, em primeira e segunda votações na Casa de José Mariano.

Redação

14 de outubro de 2025 às 07:20   - Atualizado às 07:20

CNH gratuita.

CNH gratuita. Foto: Reprodução

O projeto de lei nº 25/2025, de autoria do Poder Executivo, que institui e disciplina, no âmbito da Administração Direta municipal, o programa CNH Social Recife, foi discutido no plenário da Câmara do Recife, em reunião plenária realizada na manhã desta segunda-feira, 13 de outubro.

A iniciativa busca ampliar as oportunidades de inclusão produtiva e social, oferecendo à população em situação de vulnerabilidade a possibilidade de obter, gratuitamente, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O primeiro a subir à tribuna para debater o tema foi o vereador Felipe Alecrim (Novo), seguido por Cida Pedrosa (PCdoB), Eduardo Moura (Novo) e Rinaldo Junior (PSB). A matéria foi aprovada, por unanimidade, em primeira e segunda votações.

De acordo com o projeto de lei, serão considerados beneficiários do Programa CNH Social Recife os cidadãos residentes no Recife, inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e que atendam aos critérios de vulnerabilidade social e priorização definidos em edital de chamamento público.

Ao se dirigir à tribuna para analisar a matéria, o vereador Felipe Alecrim reclamou que seis emendas de sua autoria foram rejeitadas nas Comissões de Legislação e Justiça e Finanças e Orçamento da Casa.

“Infelizmente, as minhas emendas não receberam aprovação por considerarem de igual teor a de outros parlamentares". Ele citou o conteúdo de uma das emendas rejeitadas. "Sugeri que a Prefeitura conceda vouchers para custeio do curso teórico e técnico de aulas práticas de direção; vouchers para exames teóricos e práticos junto ao Detran e que saíssem como nominais e intransferíveis para que cada cidadão beneficiado possa escolher a autoescola, ou a clínica médica e psicológica, que quiser. É muito importante ressaltar que as autoescolas precisam ser credenciadas dando transparência ao Programa”. 

Veja Também

Em aparte, o vereador Eduardo Moura (Novo) destacou a emenda de Alecrim, de número 9, que pede a colocação de um painel digital com os dados desagregados por gênero, idade, bairro e perfil socioeconômico dos beneficiários.

“A gente resume essa medida como de transparência", afirmou. "É para que tenhamos noção de quem são os beneficiários para que a população possa ser a fiscalizadora”.

A vereadora Cida Pedrosa também ocupou a tribuna da Casa para discutir o projeto do Executivo. Ela destacou a importância da política pública para o recifense.

“Todas as vezes que a gente pensa em superação da pobreza, a gente pensa na profissionalização, e carteira de motorista para pobre é uma carteira de trabalho. Enquanto nós, da classe média, temos carteira de trânsito para usarmos os nossos carros para passear e nos locomover para o nosso trabalho, o pobre usa a carteira de habilitação para ter um emprego. É por isso que esse projeto que o prefeito João Campos enviou a esta Casa é um gol de placa, porque é muito caro para ter uma Carteira Nacional de Habilitação”, disse.

 A vereadora destacou, ainda, a emenda aditiva nº 02, de sua autoria, que solicita prioridade para pessoas negras, indígenas, com deficiência, mulheres em situação de violência  e pessoas LGBTQIAPN+ atendidas por órgãos do município.

“Eu agradeço muito aos meus colegas [das comissões] que deram parecer e acolheram essa emenda, porque eu acho que isso vai melhorar muito o projeto”. A emenda foi aprovada em plenário, mas o inciso 5, que versa sobre pessoas LGBTQIAPN+  foi rejeitado.

Em aparte, o vereador Luiz Eustáquio (PSB) também falou da importância do Programa CNH Social Recife  “para as pessoas pobres que não têm condições de ter uma CNH. É importante que todo mundo tenha direito”.

Ao voltar a se pronunciar sobre o tema, desta vez na tribuna da Câmara, o vereador Eduardo Moura frisou sua posição de que não há transparência sobre como a iniciativa seria custeada, tendo em vista o grande número de pessoas que poderiam se habilitar como beneficiadas.

“O projeto não traz quantas pessoas vai atingir, não traz qual é o custo previsto. Porque vai ter um custo. O projeto é bom. Só que tem que ter isso. Isso é transparência”, indicou.

Parecer

O líder do PSB na Câmara, vereador Rinaldo Junior, presidente da Comissão de Legislação e Justiça (CLJ) defendeu a relatoria do projeto de lei, feita no colegiado.

“Eu não costumo discutir pareceres da CLJ aqui no plenário. No colegiado, a análise é técnica. No plenário, é política. Mas esse é um projeto de lei muito importante para a cidade do Recife. É uma conquista social para quem mais precisa”, disse.

O parlamentar explicou porque, na relatoria, votou contra as emendas de autoria do vereador líder da Oposição, Felipe Alecrim.

“Elas apresentam vício de inconstitucionalidade”. Ele observou, ainda, que o parecer da Comissão é independente de alinhamento político com a Prefeitura do Recife. “Tanto a comissão, quanto o plenário, é soberano. O parecer vem ao plenário e fica à disposição para quem quiser votar”, disse.

O vereador Carlos Muniz (PSB) pediu aparte e disse que “o projeto de lei do Executivo faz justiça social” e elogiou o parecer dado às emendas pela Comissão de Legislação e Justiça. “A relatoria foi condizente com as causas sociais”. A vereadora Kari Santos (PT), por sua vez, observou que o projeto de lei “faz alusão ao projeto semelhante de autoria do governo federal”.

Pequeno Expediente

Antes da votação,  durante o pequeno expediente da reunião plenária, dois vereadores também destacaram a importância do projeto de lei do Executivo nº 25/2025. O primeiro foi o vereador Fabiano Ferraz (MDB), que salientou o compromisso da gestão municipal com a inclusão social no Recife.

“Eu gostaria de destacar mais uma iniciativa transformadora da Prefeitura do Recife sob a liderança do prefeito João Campos. O Programa CNH Social Recife nasce com o propósito de ajudar milhares de recifenses em situação de vulnerabilidade a conquistarem novas possibilidades de trabalho e autonomia”, pontuou.

O vereador Agora É Rubem também enalteceu o projeto de lei. Ao salientar a proposta, ele comemorou a aprovação da emenda aditiva de sua autoria, de nº 01, que estabelece 10% das vagas por convocação do Programa para mães e pais atípicos.

“Hoje, eu tenho a alegria de dizer que colocamos uma emenda no Programa CNH Social Recife, que vai contemplar milhares de famílias atípicas”.

Câmara do Recife

TAGS

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

09:33, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Projeto para implantação de uma praça e área de lazer no bairro de Afogados, no Recife.
Entrega

No Recife, Governo Raquel Lyra atende demanda histórica com construção de nova praça em Afogados

O projeto foca na urbanização da área adjacente ao Canal do ABC, próximo à comunidade Escorregou Tá Dentro.

Lula vai estar presente em fábrica de Suape e também no Galo da Madrugada.
Agenda

Lula visita Pernambuco, inaugura expansão da Aché em Suape e participa do Galo da Madrugada

Presidente cumpre agenda no Complexo de Suape com investimento de R$ 267 milhões e acompanha desfile do maior bloco carnavalesco do mundo no Recife.

Rei e Rainha do Carnaval 2026 Igarassu.
Celebração

Prefeitura de Igarassu realiza cerimônia festiva para eleger Rei e Rainha do Carnaval 2026

O evento contou com a participação do secretário de Governo César Ramos, que nomeou Aylys Gomes e Pedro Lukas como representantes da folia.

mais notícias

+

Newsletter