Prefeitura de Belo Jardim. (Foto: Divulgação)
Em virtude das festividades de Carnaval, haverá alteração no expediente dos serviços municipais em Belo Jardim. A Prefeitura informa que será ponto facultativo nos dias 16, 17 e 18 de fevereiro, correspondentes à segunda e terça-feira de Carnaval e à quarta-feira de cinzas.
A medida vale para todos os órgãos da Prefeitura, incluindo secretarias e autarquias. O decreto nº 05, de fevereiro de 2026, foi assinado pelo prefeito com base na Lei Orgânica do Município e leva em conta o decreto do Governo de Pernambuco, que também definiu ponto facultativo nas mesmas datas.
Durante o período, o atendimento nas repartições públicas ficará suspenso. Apenas os serviços essenciais, como saúde e limpeza urbana, seguem funcionando, além das atividades que atuam em regime de plantão, conforme cada secretaria. O expediente normal será retomado na quinta-feira (19).
Em 2026, o Carnaval, uma das maiores festas populares do Brasil, movimenta calendários, agendas e planejamentos de milhares de brasileiros.
A grande dúvida de trabalhadores, estudantes e viajantes gira em torno de uma questão tradicional: o Carnaval será feriado nacional ou vai depender de cada estado? Neste ano, só três estados têm a data como feriado. Em Pernambuco, é ponto facultativo.
O Carnaval de 2026 está previsto oficialmente no calendário brasileiro entre os dias 16 e 17 de fevereiro (segunda e terça-feira de Carnaval), com a Quarta-feira de Cinzas em 18 de fevereiro.
A data do evento varia todos os anos porque é calculada com base na Páscoa, ocorrendo 47 dias antes do domingo pascal, uma tradição litúrgica que influencia a sua movimentação no calendário.
De acordo com o calendário oficial do Governo Federal, essas datas não são consideradas feriados nacionais, mas sim pontos facultativos: dias em que órgãos públicos costumam liberar atividades, mas não há obrigatoriedade legal de suspensão das atividades em todo o país.
3
4
23:55, 14 Fev
27
°c
Fonte: OpenWeather
Processo depende de pelo menos nove votos para avançar e pode resultar na criação de comissão especial.
Polos como Bezerros, Pesqueira e Triunfo atraem milhões de foliões com tradições que atravessam séculos no Agreste e Sertão.
Segundo o órgão, existe risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
mais notícias
+