Pernambuco, 17 de Abril de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Suspeito é preso com ajuda de câmeras de reconhecimento facial em Olinda

O homem possuía um mandado de prisão preventiva por homicídio, expedido pela Vara do Tribunal do Júri da Comarca da cidade.

04 de março de 2025 às 14:30   - Atualizado às 14:32

Foto: Arquimedes Santos/Prefeitura de Olinda

Nesta terça-feira, 3 de março, um homem foi preso por policiais com o auxílio de câmeras de reconhecimento facial no Sítio Histórico de Olinda.

Contudo, o suspeito possuía um mandado de prisão preventiva por homicídio, expedido pela Vara do Tribunal do Júri da Comarca de Olinda.

Enquanto caminhava pelas ladeiras da cidade, o suspeito foi identificado pela tecnologia e detido por policiais militares.

Veja Também

O uso dessas câmeras no Sítio Histórico de Olinda é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Segurança Cidadã de Olinda e a Secretaria de Defesa Social (SDS) de Pernambuco.

138 câmeras de monitoramento reforçam a segurança em Olinda

Para o Carnaval de 2025, a cidade contou com a instalação de 138 câmeras de monitoramento, distribuídas em 35 totens, além de 25 unidades adicionais, ampliando o videomonitoramento.

As imagens são transmitidas em tempo real para a Secretaria de Defesa Social (SDS-PE), o Centro Integrado de Defesa Social (CIODS), a sede da Companhia Independente de Apoio ao Turista (Ciatur), a Guarda Civil Municipal de Olinda e a Central de Monitoramento do Carnaval, localizada na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia.

Além disso, a medida tornou o Carnaval mais seguro, permitindo respostas ágeis por parte das forças de segurança e garantindo a proteção dos foliões na cidade.

Segurança no Carnaval de Olinda

A secretária-executiva de Defesa Social, Dominique de Castro Oliveira, coordenou uma reunião estratégica no dia 6 de fevereiro, para planejar o Carnaval 2025 em Olinda.

Sobretudo, o encontro contou com a presença de representantes da Secretaria de Defesa Social (SDS), do vice-prefeito Francisco Carvalho da Silva Neto e de gestores municipais.

Sendo assim, durante a reunião, os participantes alinharam as ações que implementarão durante o ciclo de Carnaval, priorizando a segurança e a organização para os foliões.

Contudo, a equipe da SDS apresentou o mapeamento de segurança, que inclui o uso de pórticos de segurança, plataformas elevadas fixas, drones, videomonitoramento e reconhecimento facial.

Portanto, o evento contará com o reforço das forças de segurança e outras medidas de defesa social.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

20:53, 17 Abr

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Letreiro de Olinda
Mudanças

Feriado de Tiradentes: confira o que abre e fecha em Olinda na segunda (20) e terça-feira (21)

Para quem pretende resolver pendências administrativas ou fazer compras nos centros comerciais populares  é importante ficar atento ao cronograma divulgado pela Prefeitura.

Idoso de 72 anos morreu após ser soterrado no desabamento.
Tragédia

Desabamento em Olinda: idoso de 72 anos que foi resgatado com vida morre no Hospital da Restauração

O caso aconteceu na madrugada da última quinta-feira, 16 de abril, por volta das 2h, no bairro do Fragoso. Segundo informações, o imóvel estava desocupado havia cerca de seis meses.

Cidade de Olinda vista de cima
Calendário

Feriado de Tiradentes: confira o que abre e fecha em Olinda durante o feriadão

segunda(20), será ponto facultativo nas repartições públicas municipais e durante o período, alguns serviços terão funcionamento especial na cidade.

mais notícias

+

Newsletter