O homem possuía um mandado de prisão preventiva por homicídio, expedido pela Vara do Tribunal do Júri da Comarca da cidade.
04 de março de 2025 às 14:30 - Atualizado às 14:32
Foto: Arquimedes Santos/Prefeitura de Olinda
Nesta terça-feira, 3 de março, um homem foi preso por policiais com o auxílio de câmeras de reconhecimento facial no Sítio Histórico de Olinda.
Contudo, o suspeito possuía um mandado de prisão preventiva por homicídio, expedido pela Vara do Tribunal do Júri da Comarca de Olinda.
Enquanto caminhava pelas ladeiras da cidade, o suspeito foi identificado pela tecnologia e detido por policiais militares.
O uso dessas câmeras no Sítio Histórico de Olinda é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Segurança Cidadã de Olinda e a Secretaria de Defesa Social (SDS) de Pernambuco.
138 câmeras de monitoramento reforçam a segurança em Olinda
Para o Carnaval de 2025, a cidade contou com a instalação de 138 câmeras de monitoramento, distribuídas em 35 totens, além de 25 unidades adicionais, ampliando o videomonitoramento.
As imagens são transmitidas em tempo real para a Secretaria de Defesa Social (SDS-PE), o Centro Integrado de Defesa Social (CIODS), a sede da Companhia Independente de Apoio ao Turista (Ciatur), a Guarda Civil Municipal de Olinda e a Central de Monitoramento do Carnaval, localizada na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia.
Além disso, a medida tornou o Carnaval mais seguro, permitindo respostas ágeis por parte das forças de segurança e garantindo a proteção dos foliões na cidade.
A secretária-executiva de Defesa Social, Dominique de Castro Oliveira, coordenou uma reunião estratégica no dia 6 de fevereiro, para planejar o Carnaval 2025 em Olinda.
Sobretudo, o encontro contou com a presença de representantes da Secretaria de Defesa Social (SDS), do vice-prefeito Francisco Carvalho da Silva Neto e de gestores municipais.
Sendo assim, durante a reunião, os participantes alinharam as ações que implementarão durante o ciclo de Carnaval, priorizando a segurança e a organização para os foliões.
Contudo, a equipe da SDS apresentou o mapeamento de segurança, que inclui o uso de pórticos de segurança, plataformas elevadas fixas, drones, videomonitoramento e reconhecimento facial.
Portanto, o evento contará com o reforço das forças de segurança e outras medidas de defesa social.
2
00:46, 14 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Para o vice-prefeito de Paulista, o momento simboliza mais do que uma agenda institucional.
Em mais um dia de festa, a programação destaca artistas que transitam entre breggae, funk e pop, garantindo diversidade musical e momentos de interação com o público.
Escolher quais áreas visitar, definir horários e se programar para deslocamentos evita perder atrações importantes e facilita aproveitar ao máximo a festa.
mais notícias
+