06 de outubro de 2024 às 21:00 - Atualizado às 21:08
Olinda vai ter segundo turno entre Vinicius Castello e Mirella Almeida. Foto: Arte/Portal de Prefeitura
A cidade de Olinda se prepara para um segundo turno acirrado nas eleições municipais, que será disputado entre Vinicius Castello (PT) e Mirella Almeida (PSD). Neste domingo, 6 de outubro, os olindenses foram às urnas para escolher o novo prefeito e vereadores. Na corrida pela prefeitura de uma das cidades mais importantes de Pernambuco, o candidato petista obteve 38,75% dos votos, totalizando 80.422. Por sua vez, Mirella Almeida, apoiada pelo atual prefeito Professor Lupercio, ficou com 30,02%, equivalendo a 62.289 votos válidos.
Além dos candidatos que avançaram para o segundo turno, também participaram da disputa Izabel Urquiza (PL), que obteve 24,83% dos votos; Márcio Botelho (PP), com 4,81%; Antônio Campos (PRTB), com 1,51%; e Clécio Brasília (PCO), com 0,08%.
Olinda é a mais antiga cidade brasileira reconhecida como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela UNESCO desde 1982. Durante o Brasil Colonial, foi a cidade mais rica do país, desenvolvendo-se em torno do Castelo de Duarte Coelho e servindo como sede do Brasil colonial de 1624 a 1625.
Após as invasões holandesas, que causaram significativa destruição, Olinda perdeu sua influência e status de capital em 1827. Em 2006, a cidade foi eleita a primeira Capital Brasileira da Cultura, destacando seu rico patrimônio histórico e cultural, incluindo diversas igrejas e um traçado urbano colonial preservado.
2
3
03:41, 22 Mar
26
°c
Fonte: OpenWeather
A gestora ainda mencionou que as nomeações incluem profissionais das áreas de enfermagem, saúde, arquitetura e engenharia.
Pelos conformes, era esperado que a gestão municipal retirasse os materiais ao término das festividades. No entanto, isso não aconteceu.
Além dos novos veículos e uma UTI móvel, a cidade também teve sua equipe ampliada com 25 novos profissionais.
mais notícias
+