Pernambuco, 26 de Outubro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Olinda inicia vacinação contra a bronquiolite para gestantes a partir da quinta (11)

Para ser vacinada, a gestante deve apresentar cartão de vacinação, documento com foto, CPF e o cartão da gestante, ou qualquer registro que comprove a idade gestacional.

Fernanda Diniz

09 de dezembro de 2025 às 13:13   - Atualizado às 13:13

Olinda inicia vacinação contra a bronquiolite.

Olinda inicia vacinação contra a bronquiolite. Foto: Divulgação

A partir desta quinta-feira, 11 de dezembro, Olinda passa a oferecer a vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) para gestantes em todas as unidades básicas de saúde e nas Policlínicas Barros Barreto, da Mulher e da Criança. 

O atendimento ocorrerá de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. A imunização é aplicada em dose única a cada gestação e seguirá disponível durante todo o ano. Podem receber a vacina mulheres a partir da 28ª semana de gravidez, independentemente da idade materna.

Documentação necessária e como a vacina protege o bebê

Para ser vacinada, a gestante deve apresentar cartão de vacinação, documento com foto, CPF e o cartão da gestante, ou qualquer registro que comprove a idade gestacional.

A proteção ocorre por meio da transferência de anticorpos da mãe para o bebê pela placenta, reduzindo as chances de doença respiratória grave nos primeiros seis meses de vida.

Veja Também

Por que a imunização é importante

A vacina é voltada a gestantes a partir da 28ª semana com foco na prevenção da bronquiolite em recém-nascidos. 

O VSR é o principal agente de hospitalizações de bebês e crianças, sendo responsável por 75% dos casos de bronquiolite em recém-nascidos e cerca de 40% dos episódios de pneumonia em menores de dois anos. 

No Brasil, já foram registrados 43,1 mil casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) associados ao vírus, segundo dados do Ministério da Saúde.

A proteção funciona por imunização passiva: a mãe desenvolve anticorpos contra o VSR e os transmite ao bebê pelo cordão umbilical, garantindo defesa temporária, mas altamente eficaz, logo ao nascimento. 

A aplicação é indicada para o terceiro trimestre, fase em que a transferência de anticorpos é mais eficiente. A vacina agora integra o Calendário Nacional de Vacinação da Gestante, com início recomendado a partir da 28ª semana.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

12:59, 26 Out

Imagem Clima

30

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Obra em Olinda.
Compromisso

Olinda avança com obras de recapeamento e prevê novas intervenções em ruas e avenidas

Cronograma de outubro reúne vias com asfaltamento concluído, obras em andamento e trechos que dependem de serviços complementares.

Campanha em Olinda pelo Outubro Rosa
Campanha

Olinda realiza ação do Outubro Rosa na Policlínica da Mulher do Varadouro

A iniciativa levou atendimento ginecológico, exame de citologia, vacinação, testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites e orientações.

Ciclofaixa em Olinda.
Interdição

Em Olinda, ciclofaixa é desativada neste domingo (25) devido ao segundo turno das eleições

A suspensão é excepcional e busca adequar a organização do espaço público às necessidades do período eleitoral.

mais notícias

+

Newsletter