Prefeita Mirella Almeida reforça compromisso com as mulheres na 7ª Conferência Municipal em Olinda. Foto: Alice Mafra
A Prefeitura de Olinda, por meio da Secretaria Especial da Mulher, realizou nesta quarta-feira, 24 de julho, a 7ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres. Com o tema “Mais Democracia, Mais Igualdade, Mais Conquistas para as Olindenses”, o evento aconteceu no Colégio Real, em Jardim Atlântico, reunindo representantes de diversos setores para discutir políticas públicas voltadas à igualdade de gênero, cidadania e participação ativa das mulheres na construção da cidade.
Durante todo o dia, o encontro promoveu escuta qualificada, articulação interinstitucional e troca de experiências. A programação incluiu debates com especialistas, plenária participativa, feira de empreendedorismo feminino e salas temáticas divididas por eixos.
Ao todo, foram cinco eixos de discussão, além de um espaço especial chamado “Mulheres de Axé”, em alusão ao Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, celebrado em julho.
“Hoje a gente está aqui dialogando. Esse evento promove diálogo sobre as políticas públicas de Olinda e, por meio de plenárias e grupos temáticos, busca construir propostas para o novo Plano Municipal de Políticas para as Mulheres.”, destacou Inês Tenório, coordenadora da Secretaria Especial da Mulher de Olinda.
Presente na abertura, a prefeita Mirella Almeida reforçou o compromisso da gestão com a pauta feminina.
“Olinda é uma cidade mulher. Uma cidade que respeita, que ouve, que cuida e que busca sempre melhorar as condições de vida de cada mulher olindense”, afirmou.
Além dos debates, a feira montada no espaço valorizou o empreendedorismo feminino. A expositora Vanessa Holanda, da marca Essa Sujeita, comemorou a visibilidade proporcionada pelo evento.
“Esse momento é muito importante para a gente, para o fortalecimento da economia criativa e para o nosso sustento. Eu costumo dizer que a liberdade feminina começa muito pelo poder financeiro”, comentou.
Moradora do município, Josineide Pereira também participou da conferência e avaliou a experiência de forma positiva.
“Eu estou achando ótimo, principalmente porque estou junto a esse grupo de mulheres, aprendendo e contribuindo para mudanças reais”, disse.
Para facilitar o acesso ao evento, a Prefeitura disponibilizou transporte gratuito saindo da Vila Olímpica de Rio Doce e da Praça Academia da Saúde, no Alto da Conquista. Um espaço para acolhimento de até 10 crianças, de 0 a 12 anos, também foi oferecido às participantes.
Ao final do dia, as propostas construídas nas salas temáticas serão consolidadas para compor o novo Plano Municipal de Políticas para as Mulheres. Durante o evento, também foi possível se candidatar como delegada para a etapa estadual da conferência.
2
4
15:09, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.
Tanto o autor como a vítima fatal, segundo informações à PCPE, possuíam um histórico profissional marcado por desentendimentos.
Quando o recurso do pagamento for próprio do município será até 30 dias úteis e quando da União ou Estado pode chegar até 60 dias úteis.
mais notícias
+