Vinicius Castello, candidato à Prefeitura de Olinda. Foto: Divulgação
Na manhã deste domingo, 27 de outubro, Vinicius Castello (PT), candidato à Prefeitura de Olinda, registrou o seu voto, na Secretaria de Meio Ambiente e Planejamento Urbano de Olinda (Seplama), na rua do Bonsucesso (assista vídeo abaixo).
O candidato estava acompanhado por João Campos, Teresa Leitão, Humberto Costa, Rosa Amorim, Dani Portela e outras lideranças da esquerda de Pernambuco.
O petista acompanhará a apuração em casa com familiares e amigos. Após o resultado, Vinicius Castello fará um pronunciamento à Imprensa no comitê na Avenida Presidente Kennedy, 2274, em Peixinhos.
Neste domingo, 27 de outubro, data que marca o aniversário de 79 anos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o candidato à Prefeitura de Olinda, Vinicius Castello (PT), reuniu líderes de esquerda de Pernambuco para celebrar a data (assista vídeo abaixo).
O evento festivo ocorreu simultaneamente ao segundo turno das eleições municipais de 2024, no qual o petista enfrenta a candidata Mirella Almeida (PSD), que conta com o apoio do atual prefeito, Professor Lupércio (PSD).
Vinicius acompanhará a apuração em casa com familiares e amigos. Após o resultado, o petista fará um pronunciamento à Imprensa no comitê na Avenida Presidente Kennedy, 2274, em Peixinhos.
A Constituição Federal de 1988 determina que o segundo turno para eleger o/a prefeito (a) ocorre somente em municípios com mais de 200 mil eleitores, onde nenhum dos candidatos ao cargo conquistou a maioria absoluta dos votos para ser eleito, ou seja, metade mais um dos votos válidos (excluídos os votos em branco e os votos nulos).
A legislação determina que, nas eleições para as prefeituras de municípios com menos de 200 mil eleitores, basta a maioria simples: quem tiver mais votos válidos se elege, não havendo a possibilidade desegundoturno nessas localidades.
Em 2024, as eleições municipais para o cargo de prefeito terão segundo turno em 51 municípios do país, sendo 15 capitais: Aracaju (SE), Curitiba (PR), Natal (RN), Belém (PA), Fortaleza (CE), Palmas (TO), Belo Horizonte (MG), Goiânia (GO), Porto Alegre (RS), Campo Grande (MS), João Pessoa (PB), Porto Velho (RO), Cuiabá (MT), Manaus (AM) e São Paulo (SP).
Os outros 36 municípios onde haverá segundo turno são: Anápolis (GO), Aparecida de Goiânia (GO), Barueri (SP), Camaçari (BA), Campina Grande (PB), Canoas (RS), Caucaia (CE), Caxias do Sul (RS), Diadema (SP), Franca (SP), Guarujá (SP), Guarulhos (SP), Imperatriz (MA), Jundiaí (SP), Limeira (SP), Londrina (PR), Mauá (SP), Niterói (RJ), Olinda (PE), Paulista (PE), Pelotas (RS), Petrópolis (RJ), Piracicaba (SP), Ponta Grossa (PR), Ribeirão Preto (SP), Santa Maria (RS), Santarém (PA), Santos (SP), São Bernardo do Campo (SP), São José do Rio Preto (SP), São José dos Campos (SP), Serra (ES), Sumaré (SP), Taboão da Serra (SP), Taubaté (SP) e Uberaba (MG).
2
00:32, 14 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Para o vice-prefeito de Paulista, o momento simboliza mais do que uma agenda institucional.
Em mais um dia de festa, a programação destaca artistas que transitam entre breggae, funk e pop, garantindo diversidade musical e momentos de interação com o público.
Escolher quais áreas visitar, definir horários e se programar para deslocamentos evita perder atrações importantes e facilita aproveitar ao máximo a festa.
mais notícias
+