Golfinho encalhado na praia de Piedade. Foto: Divulgação
Na tarde de segunda-feira, 28 de outubro, moradores e banhistas da praia de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, avistaram um golfinho-nariz-de-garrafa encalhado na faixa de areia (assista vídeo abaixo). O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) confirmou que o mamífero tinha cerca de 3,2 metros de comprimento.
Sem apresentar ferimentos aparentes, o animal foi removido do local por uma equipe do Centro de Mamíferos Aquáticos (CMA) do ICMBio, que chegou ao local às 15h30 e completou o resgate às 21h30.
Segundo o veterinário Lucas Inácio Melo, que esteve no local do encalhe, o golfinho foi levado para a base do CMA na Ilha de Itamaracá, onde passará por uma necrópsia para determinar a causa da morte.
"Mamíferos aquáticos, em geral, quando estão doentes ou com algum machucado, acabam vindo a encalhar na praia. Ele devia estar com algum ciclo de enfermidade ou até mesmo ter interagido com pescadores, o que fez com que ele encalhasse. Podem ser várias coisas, desde interação com a pesca até interação com embarcações que fazem pesquisa com petróleo na região", declarou o veterinário, em entrevista ao G1.
O encalhe de animais marinhos, como golfinhos e tartarugas, requer um protocolo de manejo cuidadoso para preservar informações biológicas e, ao mesmo tempo, garantir a segurança da população. O ICMBio recomenda que, em situações como essa, as pessoas mantenham distância e acionem imediatamente os órgãos ambientais responsáveis.
Em Itamaracá, onde o CMA realiza o atendimento direto a incidentes dessa natureza, a equipe do ICMBio pode ser contatada pelo telefone (71) 98187-6468 para a assistência rápida e a remoção segura dos animais.
4
16:47, 27 Abr
29
°c
Fonte: OpenWeather
Evento conta com lançamento de 1.883 jornadas extras, mobilizando servidores de suas Operativas para atuar em 9 dias de festividades.
Até a próxima segunda (28), grandes nomes da música nacional e da cena local ainda vão se apresentar.
As comemorações em Jaboatão dos Guararapes terão início nesta quinta-feira (24) e vão se estender por cinco dias.
mais notícias
+