Pernambuco, 06 de Dezembro de 2024

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Mano Medeiros enviará PL da reforma administrativa que cria 10 Secretarias Municipais na SEGUNDA (2)

Outras pastas permanecem existindo, passando por mudanças significativas em seus organogramas. Cerca de 65 cargos comissionados também foram extintos. 

29 de novembro de 2024 às 13:07   - Atualizado às 13:44

Prefeito reeleito do Jaboatão, Mano Medeiros.

Prefeito reeleito do Jaboatão, Mano Medeiros. Foto: Beto Dantas/Portal de Prefeitura

Na próxima segunda-feira, 2 de dezembro, o prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros, encaminha para a Câmara dos Vereadores o Projeto de Lei Complementar que trata da reforma administrativa do governo para seu novo mandato. As principais propostas são a criação de 10 Secretarias Municipais, sendo duas delas novas: a Secretaria de Governo e a Secretaria de Planejamento e Gestão. 

O Projeto observou a realidade financeira do Município e os desafios para os próximos anos. Com isso, o Projeto de Lei apresenta mudanças na estrutura dos órgãos para instituir mais eficiência na máquina administrativa, acelerando entregas e serviços de excelência à população para o próximo quadriênio. Cerca de 65 cargos comissionados também foram extintos. 

As duas novas Secretarias Municipais terão papéis estratégicos para o novo governo, sendo uma com olhar interno, para a gestão, e outra com olhar externo, para uma maior comunicação e interlocução com a população. 

A  Secretaria de Planejamento e Gestão será voltada para as ações estratégicas do governo e da gestão, como planejamento e monitoramento de ações e projetos estruturantes e no orçamento do Poder Executivo. Além disso, a Secretaria terá entre suas atribuições a elaboração de projetos e captação de recursos. 

A Secretaria de Governo abrange a Gestão Regionalizada, a Articulação Política, a Segurança Cidadã e a Comunicação Institucional e Relações com a Imprensa. 

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Outras Secretarias permanecem existindo, passando por mudanças significativas em seus organogramas. Um exemplo é a criação da Secretaria Executiva de Habitação e Regularização Fundiária, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Ambiental, que terá a meta de implantar moradias para a população mais vulnerável. 

A Secretaria Executiva de Mobilidade trará melhorias significativas para a movimentação das pessoas e organização da cidade, gerando maior qualidade de vida. Com o Projeto de Lei, Jaboatão dos Guararapes passará a contar com 10 Secretarias Municipais. 

Quando comparado a outros municípios, essa é uma das menores estruturas de Secretarias, entre as maiores cidades do Estado.

Da redação do Portal de Prefeitura com informações da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes

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