Metanol em bebidas adulteradas. Foto: Divulgação
A cidade de Jaboatão dos Guararapes confirmou, nesta segunda-feira, 6 de outubro, o primeiro caso suspeito de intoxicação por metanol associado ao consumo de bebidas alcoólicas adulteradas. A informação foi divulgada pela Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), por meio do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs/PE).
De acordo com o órgão, o novo registro se soma a outros três casos notificados recentemente: dois no Recife e um em Serrita, no Sertão do estado. Os pacientes têm idades entre 20 e 54 anos e são três homens e uma mulher. Segundo a SES-PE, os homens seguem internados em unidades de saúde públicas, enquanto a mulher já recebeu alta hospitalar após apresentar melhora no quadro clínico.
Com essas novas confirmações, Pernambuco chega a 28 casos suspeitos de intoxicação por metanol desde o início do surto, que vem preocupando autoridades sanitárias. O levantamento inclui dois pacientes de outros estados, um de São Paulo e outro de Alagoas, que estavam em território pernambucano no momento em que desenvolveram os sintomas.
O boletim atualizado da Secretaria mostra que, até o momento, 14 pacientes continuam em acompanhamento médico, enquanto sete já receberam alta hospitalar. Além disso, dois casos foram descartados após investigação, um em Gravatá e outro em Carpina. O estado também contabiliza quatro mortes relacionadas aos casos suspeitos: duas em Lajedo, uma em João Alfredo e outra em Paudalho.
Outros três pacientes abandonaram o tratamento por conta própria, o que, segundo os profissionais de saúde, representa um risco, já que os efeitos da intoxicação podem se agravar de forma rápida e causar danos irreversíveis, especialmente à visão e ao sistema nervoso central.
A intoxicação por metanol tem sido associada ao consumo de bebidas falsificadas, vendidas sem controle sanitário e muitas vezes com preços abaixo do mercado. O metanol é uma substância usada em produtos industriais, como solventes e combustíveis, e não é seguro para o consumo humano. Mesmo em pequenas quantidades, pode causar cegueira, coma e morte.
2
4
15:57, 08 Out
29
°c
Fonte: OpenWeather
Enquanto os policiais realizavam as diligências, um segundo indivíduo envolvido na ocorrência conseguiu fugir após pular em um rio.
Uma mulher de 45 anos recebeu atendimento da equipe de socorro. Segundo o Samu, não houve necessidade de encaminhamento da vítima para uma unidade de saúde.
O gestor de Jaboatão foi homenageado durante congresso internacional no Recife por ações voltadas à educação e qualificação profissional.
mais notícias
+