Pernambuco, 24 de Outubro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Jaboatão recebe prêmio por políticas públicas para a infância em reconhecimento da Rede Mercocidades

A gestora do PPS, Andréa Medeiros, representou a ciadde na premiação, que ocorreu durante a XXX Cúpula Mercocidades, em Niterói, no estado do Rio de Janeiro.  

Fernanda Diniz

04 de dezembro de 2025 às 18:52   - Atualizado às 19:01

Jaboatão recebe prêmio por políticas públicas para a infância.

Jaboatão recebe prêmio por políticas públicas para a infância. Foto: Divulgação

Nesta quarta-feira, 3 de dezembro, o Programa de Políticas Públicas Sociais (PPS) do município recebeu o Prêmio Boas Práticas em Políticas para as Infâncias, da Rede Mercocidades, que reúne diversos municípios da América Latina.

A gestora do PPS, Andréa Medeiros, representou Jaboatão na premiação, que ocorreu durante a XXX Cúpula Mercocidades, em Niterói, no estado do Rio de Janeiro.  

Com o título "PPS - Programa de Políticas Públicas Sociais do Jaboatão dos Guararapes: integrando ações voltadas às infâncias", o município submeteu projeto no eixo Governar com as infâncias: cidades que cuidam, inovam e transformam.

Coordenado por Andréa Medeiros, o Programa de Políticas Públicas Sociais (PPS) constitui-se como uma estratégia inovadora de gestão integrada, voltada à articulação e fortalecimento de ações intersetoriais destinadas à infância no município de Jaboatão dos Guararapes.

O PPS integra iniciativas nas áreas de saúde, educação, assistência social, cultura, esportes, proteção e cidadania, assumindo papel estruturante na coordenação das políticas sociais. 

Veja Também

Em um discurso repleto de gratidão, Andréa Medeiros ressaltou a dedicação de todos.

"Estamos muito felizes por este reconhecimento. O PPS é um filho que a gente criou e trata com muito amor. Mesmo com a correria dos compromissos profissionais, eu fiz questão de vir representar Jaboatão e trazer também o agradecimento do prefeito Mano Medeiros. Este prêmio é dedicado a todas as pessoas que fazem parte deste projeto e que abraçam a importante causa da infância com compromisso e dedicação no nosso município", destacou. 

Jaboatão dos Guararapes está localizado na Região Metropolitana e é o segundo maior município do Estado de Pernambuco em população e PIB, tendo respectivamente 644.037 habitantes e 16,1 bilhões, conforme último censo (IBGE,2022).

Possui grande extensão territorial com diversidade de realidades, tanto no aspecto do desenvolvimento econômico e social, quanto nas características urbanas e rurais. A população infantil corresponde a 17% da população total, sendo 110.050 crianças de 0 a 12 anos. 

Para integrar e potencializar as políticas e ações sociais voltadas à população vulnerável, em especial às crianças, a gestão municipal do Jaboatão dos Guararapes criou o Programa de Políticas Públicas Sociais (PPS), coordenado pelo Gabinete da primeira-dama Andréa Medeiros, instituído através da Lei Complementar n° 45/2023, com a principal atribuição de atuar como agente mobilizador e integrador no desenvolvimento de programas multisetoriais que visem à melhoria da qualidade de vida dos jaboatonenses.  

Dentre as ações desenvolvidas pelo PPS estão as relacionadas à saúde da criança, educação e desenvolvimento infantil, lazer e direito ao brincar, esporte, cidadania e garantia de direitos, prevenção à violência e ações solidárias. Integra ainda o PPS, o Programa Amor por Jaboatão, instituído pela Lei nº 1573/2023 como forma de envolver a sociedade civil nas ações de voluntariado e doações para população vulnerável, especialmente as crianças.  

"É o primeiro prêmio que o PPS recebe e temos capacidade para muito mais. Eu me sinto honrada em saber que Jaboatão está no caminho certo, construindo, tirando as pessoas da zona de conforto e mostrando que quando a gente quer, a gente é capaz de fazer", ressaltou Andréa Medeiros.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

21:24, 24 Out

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Carreta da Mulher.
Serviço

Carreta da Mulher oferece exames e consultas especializadas em Jaboatão a partir de segunda (26)

Unidade móvel ficará no Terminal de Ônibus de Dom Helder, das 8h às 17h, com serviços voltados à saúde feminina.

Metrô do Recife.
Eleições

Metrô do Recife terá passagem gratuita neste domingo (25), dia do segundo turno

De acordo com a CBTU, a iniciativa atende à Resolução nº 23.759/2026 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que determina a oferta gratuita de transporte coletivo urbano.

Primeiro bazar solidário do Instituto Acolher em Jaboatão dos Guararapes.
Solidariedade

Bazar solidário em Jaboatão vende roupas e acessórios por preços populares; veja onde

Ação recebe doações de alimentos e produtos de higiene; renda das vendas ajudará a realizar confraternização natalina de famílias atendidas.

mais notícias

+

Newsletter