Mano Medeiros, Raquel Lyra e Andréa Medeiros. (Foto: Divulgação)
A sexta-feira (13) entrou para a história do município com a abertura oficial do Carnaval da Gente 2026 do Jaboatão dos Guararapes.
Com polos no Centro, na Praia de Candeias e no Curado, a festa tomou conta da cidade com muito frevo, maracatu, samba e grandes shows, consolidando o evento como um dos maiores do Estado. A realização conta com o apoio do Governo do Estado, por meio do projeto Pernambuco Meu País.
No Centro, um grande cortejo abriu oficialmente a programação, reunindo os blocos institucionais Mulher Protegida e Folia Já.
Os homenageados do Carnaval deste ano — Matheus e Katilinda, Flabelo do Amor e o Boi Sorriso —, desfilaram sob aplausos, ao lado de agremiações tradicionais como maracatus, afoxés e escolas de samba, que percorreram as ruas até o polo oficial, levando cores, ritmos e tradição.
Durante a cerimônia de abertura, o prefeito Mano Medeiros e a gestora do Programa de Políticas Públicas Sociais (PPS) e primeira-dama, Andréa Medeiros, entregaram simbolicamente a chave da cidade ao Zé Pereira deste ano, Jean do Gelo, morador e folião jaboatonense, que passa a ser, de forma metafórica, o “gestor” do município durante os dias de folia.
Em seu discurso, o prefeito celebrou o crescimento da festa.
“Aqui tem Carnaval no Centro, em Candeias, no Curado, tem Carnaval em todo Jaboatão. Estamos valorizando a cultura local, gerando economia, pagando artistas e fortalecendo nossas tradições. O Governo do Estado é o nosso maior parceiro na realizacao desta festa, a exemplo do Réveillon. Ninguém faz um Carnaval como nós fazemos”, destacou, parabenizando ainda os homenageados e reforçando o compromisso com a cultura popular.
Andréa Medeiros também celebrou o início oficial da festa.
“O Carnaval começa hoje no Jaboatão. Vamos brincar com paz, saúde e sabedoria. Que Deus abençoe nosso povo e que seja o maior Carnaval de todos os tempos”, declarou.
A governadora Raquel Lyra acompanhou o cortejo e reforçou a importância do fortalecimento da cultura popular e da segurança durante o período.
“Estamos aqui em Jaboatão vendo de perto a força das nossas tradições. São mais de 80 milhões de reais investidos no Carnaval em todo o Estado, com mais de 1.300 artistas pernambucanos contratados. Além disso, mobilizamos mais de 51 mil lançamentos de efetivo das forças de segurança para garantir que o folião brinque tranquilo. Carnaval é cultura, é geração de renda e é alegria para o nosso povo”, afirmou.
No palco do Centro, a pernambucana Bia Vila Chan abriu a programação e comemorou sua estreia no Carnaval da cidade. “Começar meu Carnaval em Jaboatão é começar com sorte. Me senti acolhida e valorizada. É muito importante ver o artista da terra sendo reconhecido”, afirmou.
Também no Centro, o pagodeiro Dilsinho levou romantismo e animação ao público. “Pernambuco está comigo desde o começo da minha carreira. Carnaval é momento de alegria e paz, e a gente trouxe um show animado, com sucessos que combinam com esse clima de verão”, disse o artista.
Na Praia de Candeias, o público lotou a areia para acompanhar os shows de Fabiana Pimentinha e da pernambucana Priscilla Senna.
No palco, Fabiana Pimentinha fez uma homenagem ao eterno Rei do Brega, Reginaldo Rossi, seu padrinho artístico, e emocionou o público ao cantar “Em Plena Lua de Mel”.
Pouco depois, Pimentinha convidou a cantora Simara Pires, ex-integrante da banda Limão com Mel, que atualmente segue em carreira solo, para dividir o palco, levantando ainda mais os foliões.
Na areia de Candeias, o vendedor Gustavo Lima, 37 anos, aproveitava a festa ao lado da namorada Rose Silva, 40, e da amiga Angélica Santos, 42. “Todo ano eu venho. A festa em Jaboatão é sempre muito boa”, comentou.
A noite também foi marcada por forte presença da cultura popular, foliões animados, crianças brincando nas ruas e adultos curtindo com tranquilidade. Os serviços municipais funcionaram plenamente, garantindo limpeza urbana, ordenamento do trânsito, atendimento em saúde e suporte às equipes de segurança.
Com polos descentralizados, valorização dos artistas locais e parceria institucional fortalecida, o Carnaval da Gente 2026 começou reafirmando Jaboatão dos Guararapes como um dos grandes destinos da folia em Pernambuco, unindo tradição, geração de renda e segurança para moradores e visitantes.
18:49, 14 Fev
27
°c
Fonte: OpenWeather
A Folia de Momo em Jaboatão tem uma expectativa de público superior a 100 mil foliões por noite, considerando todos os polos da cidade.
O estudo busca medir a percepção da população sobre a atuação das administrações municipais, com base em critérios definidos pela própria instituição responsável pela pesquisa.
A agenda reúne artistas locais e nacionais, contemplando diferentes ritmos como brega, samba, pagode, reggae e maracatu.
mais notícias
+