Baile Municipal de Jaboatão. (Foto: Divulgação)
O Carnaval do Jaboatão dos Guararapes começa em clima de alegria, cultura e solidariedade com a realização do Baile Popular Municipal do Jaboatão 2026.
Com o tema “Jaboatão em ritmo de alegria!”, o evento acontece no dia 24 de janeiro, a partir das 18h, no antigo SENAI, em Jaboatão Centro, marcando a abertura oficial do ciclo carnavalesco do município.
Realizado pela Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, o baile valoriza a cultura local e promove um grande encontro entre tradição e participação popular.
O evento tem caráter social e solidário: o acesso será realizado por meio da doação de alimentos não perecíveis, que serão destinados a projetos sociais acompanhados pelo programa Amor por Jaboatão, iniciativa voltada ao cuidado com as pessoas, ao estímulo ao voluntariado e à responsabilidade social.
Uma novidade em 2026, é o Bailinho Popular Municipal, voltado para o público infantil. A programação acontece no dia 25 de janeiro, das 15h às 20h, no mesmo local do baile.
A entrada é livre, com incentivo à doação voluntária de alimentos e material de higiene pessoal. A proposta é aproximar as crianças da cultura carnavalesca desde cedo, em um ambiente familiar, seguro e inclusivo.
O Carnaval do Jaboatão prestará homenagem a três importantes expressões da cultura jaboatonense: o Grupo Cultural Boi Sorrizo, o Bloco Lírico Flabelo do Amor e a dupla Mateus e Katilinda.
Os homenageados representam a força da cultura popular, a resistência das manifestações tradicionais e o papel social da arte na construção da identidade cultural do município.
As atrações musicais para o evento já estão confirmadas. O Baile Popular Municipal será aberto com o cortejo dos homenageados, contando ainda com a recepção do Maracatu Encanto do Dendê.
No palco, se apresentam a Orquestra 90 Graus e convidados, Cíntia Barros, Nena Queiroga; Banda Ara Ketu e, encerrando a noite, o grupo Patusco com participação de Nonô Germano.
No domingo (25), durante o Bailinho Popular Municipal, a programação infantil inclui brinquedos, recreação, além de apresentações de Mateus e Katilinda e da Barca Maluka.
Para o prefeito Mano Medeiros, o evento simboliza o compromisso da gestão com a cultura e com a população.
“O Baile Municipal é muito mais do que uma festa. Ele representa cuidado, valorização da nossa cultura e respeito ao nosso povo. O Carnaval do Jaboatão começa celebrando quem faz a cidade pulsar todos os dias”, afirmou.
A gestora do Programa de Políticas Públicas Sociais (PPS), Andréa Medeiros, destaca o caráter humano da iniciativa.
“O Amor por Jaboatão se materializa em ações como o Baile Municipal, que unem cultura, solidariedade e cuidado com as pessoas. É uma festa pensada para acolher, fortalecer vínculos e promover o bem a quem mais precisa”, ressalta.
Além do aspecto cultural, o Baile Popular Municipal se destaca pelo ingresso solidário. A mesa para quatro pessoas poderá ser adquirida mediante a doação de uma cesta básica no valor equivalente a R$ 150. Já o ingresso individual será trocado por 1 kg de alimento não perecível.
Os pontos de troca são a Casa da Cultura, em Jaboatão Centro; no Palácio da Batalha, em Prazeres; no Complexo Administrativo da Prefeitura, no Jardim Jordão; e na Regional 3, no Curado IV.
A troca dos alimentos por ingressos terá início a partir desta terça-feira (20), das 9h às 16h. Os alimentos arrecadados serão destinados a ações sociais do município.
A ambientação do Baile Municipal contará com decoração temática inspirada nos homenageados, utilizando painéis, estandartes, cores vibrantes, iluminação especial e espaços instagramáveis, proporcionando uma experiência visual e sensorial que celebra a riqueza da cultura popular pernambucana.
Com o Baile Popular Municipal e o Bailinho, Jaboatão reafirma o Carnaval como espaço de celebração e pertencimento, abrindo 2026 em ritmo de alegria, amor e cultura.
Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes
3
16:31, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
O estudo busca medir a percepção da população sobre a atuação das administrações municipais, com base em critérios definidos pela própria instituição responsável pela pesquisa.
A agenda reúne artistas locais e nacionais, contemplando diferentes ritmos como brega, samba, pagode, reggae e maracatu.
A festa conta com o apoio do Governo de Pernambuco através do projeto Pernambuco Meu Pais, a exemplo do Réveillon, que posicionou Jaboatão como um dos melhores destinos turísticos do Estado para a virada do ano.
mais notícias
+