Pernambuco, 21 de Agosto de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Prefeito Carlos Santana inaugura nova UBS em Ipojuca para atender quase 6 mil moradores

Com a nova unidade, a população passa a contar com atendimento dentro da comunidade e com duas equipes completas, garantindo mais agilidade, humanização e proximidade no cuidado.

Ricardo Lélis

13 de dezembro de 2025 às 19:27   - Atualizado às 19:27

Prefeito Carlos Santana inaugura nova unidade de saúde em Ipojuca.

Prefeito Carlos Santana inaugura nova unidade de saúde em Ipojuca. (Foto: Deyvid França)

O prefeito do Ipojuca, Carlos Santana, inaugurou na tarde da sexta-feira, 12 de dezembro, a nova Unidade de Saúde da Família (USF 19 – Zé Pojuca), ampliando de forma significativa a oferta de serviços básicos de saúde para a população de Nossa Senhora do Ó. 

A entrega do equipamento representa mais um avanço na política de expansão e descentralização da Atenção Primária conduzida pela gestão municipal. Antes, os moradores da localidade eram atendidos por apenas uma equipe e fora do próprio território. 

Com a nova unidade, a população passa a contar com atendimento dentro da comunidade e com duas equipes completas, garantindo mais agilidade, humanização e proximidade no cuidado. 

Cada equipe será responsável por cerca de 2,8 mil pessoas, totalizando aproximadamente 5,6 mil moradores cobertos pela Estratégia Saúde da Família. Instalada na Rua Projetada 01, Lote 04, no Loteamento Zé Pojuca, a USF 19 contará com duas equipes da Estratégia Saúde da Família, duas equipes de saúde bucal e o suporte de uma equipe multiprofissional. 

O quadro de profissionais inclui dois médicos, duas enfermeiras, dois dentistas, dois técnicos de enfermagem, dois auxiliares de saúde bucal e oito agentes comunitários de saúde, além do apoio de psicólogo, nutricionista, assistente social, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, farmacêutico e ponto de apoio para os agentes de combate às endemias.

Veja Também

Durante a inauguração, o prefeito Carlos Santana destacou a recuperação da rede municipal de saúde.

“Encontramos a saúde de Ipojuca na UTI e tivemos a responsabilidade de resgatá-la. Hoje, entregamos um equipamento moderno, com equipes completas, garantindo atendimento digno e mais qualidade de vida para a população de Zé Pojuca e região”, afirmou.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A unidade funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, oferecendo serviços como atendimento médico e odontológico, pré-natal, acompanhamento do crescimento e desenvolvimento de crianças menores de dois anos, coleta de exames preventivos do câncer do colo do útero, vacinação, curativos, dispensação de medicamentos e visitas domiciliares realizadas pelos agentes de saúde e pela equipe multiprofissional.

Além de beneficiar cerca de cinco mil moradores de Zé Pojuca, do Loteamento Pedro Leandro e do Sítio de Marta, a nova USF amplia a cobertura da Estratégia Saúde da Família para mais 600 pessoas que antes não eram assistidas, residentes na área da Ciclovia, Rua Armando da Costa Brito, Rua Cristóvão de Souza Leão e Travessa Cristóvão de Souza Leão.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

02:55, 21 Ago

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Curso no Sebrae de Pernambuco.
Oportunidade

Sebrae abre inscrições para cursos gratuitos em Pernambuco; veja como participar

A programação terá duração de três meses, com cursos e oficinas nos turnos da manhã, tarde e noite.

Câmara de Ipojuca aprova título para Eduardo da Fonte.
Honraria

Câmara de Ipojuca aprova por unanimidade título de cidadão para Eduardo da Fonte

Ao longo de sua trajetória na Câmara dos Deputados, o parlamentar destinou R$ 2,7 milhões ao município.

Evento comemorativo da Patrulha Maria da Penha em Ipojuca
Proteção

Ipojuca lança cartilha da Patrulha Maria da Penha e reforça compromisso da gestão Carlos Santana com às mulheres

O material foi apresentado durante evento que celebrou uma década da política pública criada em 2016

mais notícias

+

Newsletter