Maconha apreendida pela polícia. Fotos: Divulgação/PCPE. Arte: Portal de Prefeitura
Um homem autorizado judicialmente a cultivar cannabis para uso medicinal foi preso em flagrante na última terça-feira, 3 de junho, em Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife, após a Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) constatar que ele havia ultrapassado em mais de 90% os limites legais de cultivo e estruturado uma produção em larga escala da planta.
A operação, divulgada na quinta-feira (5), foi realizada pela 3ª Delegacia de Polícia da Repressão ao Narcotráfico (3ª DPRN), em parceria com o Batalhão de Radiopatrulha da Polícia Militar de Pernambuco (BPRp/PMPE).
Segundo a polícia, o homem possuía autorização para cultivar cannabis em uma área de até 5 m², com limite máximo de nove vasos de 7,5 litros por metro quadrado, exclusivamente para fins medicinais.
Contudo, durante a ação, os agentes encontraram duas estufas com 155 pés de maconha, além de uma terceira área em preparação para expansão da produção. Na parte externa da casa, foi identificada uma estufa com 41 pés da planta, algumas com mais de dois metros de altura. Dentro da residência, uma segunda estufa climatizada e iluminada abrigava outros 114 pés de cannabis.
Em um cômodo separado, estavam sendo armazenados milhares de potes para canabidiol, pipetas, prensas elétricas, equipamentos de controle de temperatura e outros itens voltados à produção e distribuição em larga escala. Mais de 10 litros de canabidiol já processado também foram apreendidos, além de cerca de 70 kg de maconha, conforme laudo pericial preliminar.
A PCPE destacou que a estrutura montada pelo suspeito caracterizava uma verdadeira "fábrica clandestina" de derivados da cannabis, totalmente incompatível com os termos da autorização judicial. Por conta disso, o homem foi autuado por tráfico de drogas.
A corporação reforçou que a autorização judicial para cultivo medicinal prevê um controle rígido da quantidade, espaço físico e destinação da planta — parâmetros que, neste caso, foram completamente desrespeitados.
3
09:28, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
"Camaragibe possui ampla riqueza cultural de vários ritmos e manifestações, além de uma vocação natural para essa atividade econômica que também é o Carnaval, gerando emprego e renda", disse o gestor.
Entre os temas abordados durante os dois dias do evento estão a estabilidade e o crescimento da América Latina e do Caribe.
"É um período de geração de emprego e renda, de aquecimento da economia da cidade e uma chance de muitos empreendedores fortalecerem seus negócios", disse o prefeito Diego Cabral
mais notícias
+